“Saúde em dia”: Prefeitura de Ouvidor realiza mais uma edição do programa que atende diabéticos e hipertensos do município

Prefeitura de Ouvidor realiza mais uma edição do programa “Saúde em Dia” para Diabéticos e Hipertensos

(Divulgação Prefeitura de Ouvidor)

 

A Secretaria da Saúde realizou na noite desta quarta-feira (6) mais uma edição do programa “Saúde em Dia” que atende diabéticos e hipertensos de Ouvidor com a realização de exames, palestras de orientação e acompanhamento com nutricionista e endocrinologista. Tudo para oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.
Lanches saudáveis, porta comprimidos e sorteio de “cestas de frutas” também foram oferecidos aos participantes.

A coordenadora da atenção básica, Geane Vaz da Silva, diz que atualmente o programa atende 80 pacientes, porém pela média nacional do Ministério da Saúde, estima-se que 7,4% dos ouvidorenses sejam diabéticos, 24,5% tem hipertensão e 20,3% são obesos.

Bruna Alves, nutricionista e coordenadora do programa, afirma que é muito importante para as pessoas com essas doenças crônicas, o acompanhamento periódico com realização de exames e um programa nutricional adequado.
Outro palestrante da noite foi o dr. Murillo Paranhos, endocrinologista e diretor clínico do Hospital Santo Antônio. Murillo observou que essas doenças crônicas são, na maioria dos casos, silenciosas. É preciso exames periódicos para detectar alterações e iniciar o tratamento. “Quanto antes essas comorbidades forem diagnosticadas, menos riscos elas trarão para a pessoa”, disse.

A secretária de saúde, Suzana Gomes, alerta para que as pessoas com diabetes e hipertensão, e também aqueles que tenham casos da doença na família, procurem as unidades de saúde ou os agentes comunitários para realizarem o cadastro no programa.

O vice-prefeito Nelci Cândido e segunda-dama Regilaina acompanharam o evento ao lado de Vereadores e equipe da saúde. Nelci reforçou o compromisso da atual Gestão com a Saúde de Ouvidor. “Sabemos o quanto a nossa população necessita do atendimento médico e hospitalar. Hoje já investimos 29% da receita, que está muito acima da média nacional de 15% exigido em lei. Praticamente o dobro”, completou Nelci.

(Com informações, Prefeitura de Ouvidor)

Comentários