Saúde de Catalão apresenta Boletins Epidemiológicos da dengue e covid-19; veja números

As informações são do Núcleo de Vigilância Epidemiológica

(Foto: Drone Super Catalão)

A Prefeitura de Catalão, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou ao Zap Catalão na manhã desta segunda-feira (04), a evolução do coronavírus e o boletim epidemiológico da dengue cidade. As informações são do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Boletim Epidemiológico da Dengue – Dados referentes ao ano de 2024

Com a intensificação do período chuvoso, a Prefeitura Municipal de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde Catalão (SMS) alerta sobre o aumento de casos de dengue e de notificações de focos do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). Houve aumento significante no número de casos de residentes do município.

Em 2024 já foram registrados, nas unidades de saúde do município, exatos 1051 casos positivos (clínicos e epidemiológicos), dois de chikungunya e nenhuma morte – dados confirmados pela Secretaria de Saúde de Catalão neste dia 04 de março. Até o prezado momento, 995 doses de vacina foram aplicadas.

Mesmo assim, são necessárias conscientização e ações em conjunto, para prevenir e combater o Aedes aegypti (transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya) e a única forma de controlar essas doenças é eliminando os focos de proliferação do inseto. Nesse contexto, a participação de todos é fundamental.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta para que toda a população permaneça atenta no combate ao mosquito da dengue. Veja como você pode ajudar:

● Tampe os tonéis e caixas d’água;
● Mantenha as calhas sempre limpas;
● Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
● Mantenha lixeiras bem tampadas;
● Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
● Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.

Boletim Covid-19 – Acompanhe a evolução do coronavírus e a vacinação

Desde o início da pandemia, Catalão acumula 25.884 de casos e 466 mortes. Os casos de recuperados somam 25.365.

Até o fechamento desta matéria, havia 30 novos casos de Covid-19 no município. Também, dois óbitos em investigação, sendo, um homem de 86 aos e uma mulher de 71.

A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão está recomendando uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid 19. O intervalo entre a última dose do imunizante deve ser de 6 meses. A vacina já está disponível para a população no Centro Integrado de Infectologia e Imunização Profº João Martins Teixeira, que fica situado na Av. Vinte de Agosto (ao lado do SAMU), de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Há necessidade da apresentação do Cartão de Vacina, RG e CPF. Se a pessoa for imunossuprimida, deve levar o Laudo Médico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão reforça ainda a importância de serem mantidas medidas não farmacológicas para a redução dos riscos da infecção ou disseminação da Covid-19 e outros vírus respiratórios, como: usar máscaras de qualidade; ter boa ventilação nos ambientes; evitar aglomerações e ambientes fechados ou mal ventilados; e a higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

Comentários