Saúde admite medidas mais restritivas em Goiás contra a Covid

Governador vai se reunir com prefeitos por videoconferência para tratar sobre o agravamento da proliferação da doença. Nota técnica deve orientar gestores municipais

Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino (Foto: Divulgação/Secom)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vai dividir os municípios goianos em diferentes graus de gravidade da pandemia de coronavírus. As regiões que mais preocupam, por conta da alta demanda de internações, são as Centro-Norte, Sudoeste e Oeste. Uma nota técnica com recomendações sanitárias aos gestores municipais, assinada pelo titular da SES-GO, Ismael Alexandrino, deve ser divulgada nesta terça-feira (16).

Conjuntamente, o governador Ronaldo Caiado (DEM), vai se reunir com os prefeitos em uma videoconferência marcada para a manhã desta quinta-feira (17). O tema é o agravamento da pandemia da Covid-19. Na segunda, a rede estadual chegou a ter 97% de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus, maior taxa registrada desde o início da pandemia em Goiás. O governo estadual abriu mais 35 leitos no mesmo dia e conseguiu diminuir essa ocupação.

Em entrevista à rádio CBN Goiânia, Alexandrino informou que medidas mais restritivas devem ser tomadas, para diminuir a contaminação da Covid-19. No entanto, as medidas não serão aplicadas em todo o Estado na mesma proporção. “Não se fala lockdown linear, considerando como se estivesse tudo no mesmo patamar, na mesma capacidade de resposta, mas certamente algumas cidades, algumas regiões, deverão aí adotar algumas medidas de diminuição de fluxo da população na rua”, declarou o secretário na entrevista.

Na edição do POPULAR desta terça, Alexandrino apontou que a segunda onda da pandemia tem se concentrado em três regiões de Goiás. “Na primeira onda tivemos alta taxa de contaminados e internação, muito concentrado na capital, Região Metropolitana e Entorno (do DF). Agora nós estamos percebendo nitidamente, que esses pedidos provém do interior do Estado, sobretudo da região centro-norte, oeste e sudoeste.”

A videoconferência com Caiado e prefeitos também terá a participação de Alexandrino, de representantes de entidades e dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Fórum Empresarial. A reunião será transmitida pelas redes sociais.

*Com informações de O Popular

Comentários