Sarampo: com caso confirmado da doença em Goiás, Saúde faz alerta para importância da vacinação

Nos últimos meses quase dois mil casos de Sarampo foram registrados em diferentes estados brasileiros.
O Ministério da Saúde até divulgou um comunicado alertando pais e responsáveis para a importância da vacinação de crianças que estariam com viagem programada para as regiões de surto. Agora, com a confirmação de novos casos, inclusive em Goiás, a recomendação é para que todas as crianças a partir dos 6 meses a menores de 1 ano (sem exceção) sejam imunizadas (independentemente de irem viajar para áreas de surto ou não).
De acordo com o Ministério da Saúde, a medida é uma resposta imediata devido ao aumento de casos da doença.
O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. Vale lembrar que em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas.
Em Catalão, apesar de não haver caso confirmado nem mesmo sob investigação, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde convoca a população a se imunizar. Precisam receber a dose crianças de 6 a 11 meses; crianças com 1 ano e crianças com 1 ano e 3 meses; pessoas com até 49 anos. No caso das mulheres, fiquem atentas, a vacina é contraindicada para gestantes.
Entenda:
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e a transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou respiração de uma pessoa infectada. A vacina é o único meio de prevenir a doença.
Deve ser dada a crianças de seis meses a menores de um ano a chamada dose zero. Já a primeira dose deve ser aplicada quando a criança completar um ano. E, a segunda e última dose, aos 15 meses de idade. Com as três aplicações a pessoa estará imunizada por toda a vida.
Caso a pessoa só tenha tomado uma das doses até os 29 anos a recomendação do MS é para que a mesma recebe a segunda dose da vacina. Já se a pessoa comprovar que recebeu as duas doses ela não precisa ser imunizada. Se tiver 30 anos ou mais, é necessária apenas uma dose. Ela deve ser aplicada caso a pessoa não se lembre ou tenha perdido o cartão de vacinação.
Vacinação Catalão
Todas as Unidades Básicas de Saúde no município estão preparadas para fazer a imunização. As doses estão disponíveis nos 14 postos da cidade. São 12 UBS abertas no município e uma em cada distrito: Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde.
Horário de Vacinação (de segunda à sexta-feira)
As unidades de saúde em Catalão funcionam das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto a sala de vacina do CIM (Centro Integrado da Mulher) que atende das 07h às 17h, sem intervalo de almoço.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Catalão com Agência Brasil

Comentários