Saiba o verdadeiro motivo da vinda de Bolsonaro à Catalão

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Nos últimos dias, está havendo inúmeras especulações sobre a vinda do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PSL) à Catalão. Analisando vídeos de entrevistas à imprensa, recentemente, o presidente fez várias citações à cidade, citando sobre a extração e exportação do nióbio que é realizada aqui. Então, diante das inaugurações de obras feitas com recursos federais à Catalão, Jair Bolsonaro vem não apenas a convite para a inauguração da extensão do Córrego Pirapitinga, como vem para saber detalhes do nióbio junto ao grupo chinês, “donos” do rico minério na Atenas de Goiás.

Em pronunciamento realizado neste domingo (04/08), o presidente Jair Bolsonaro criticou com severidade a exploração de ouro e nióbio em território brasileiro por estrangeiros. No ensejo, ele anunciou que irá denunciar um contrato de exploração de nióbio por chineses. “Parece que estava indo para o Canadá, não tenho certeza. Alguém sabe quanto de imposto pagaram por esses 700 quilos de ouro? Se não é zero, é próximo de zero”, referiu.

“Aqui em Goiás, o governo anterior entregou a mina de nióbio de Catalão para os chineses. Entregou! Uma coisa que só nós temos. Contrato assinado, eu vou denunciar esse contrato. Está trazendo uma insegurança para o nosso Brasil. Assim como o Paquistão está conseguindo, ou já conseguiu, tirar nióbio de Rondônia”, asseverou.

“País que tem coisas que só ele tem, ele que tem que dar o valor dessa commodity. E mais: tem que exigir que agregue valor aqui! No Japão, comprei uma correntinha de ouro. Paguei mil dólares. Quanto custa a tonelada do nióbio no Brasil? Com meia dúzia de correntinhas, se compra uma tonelada de nióbio aqui”, salientou.

Confira

Comentários