SAE faz alerta sobre resíduo despejado irregularmente na rede de esgoto; saiba mais

Cuidado para não sobrecarregar a rede de esgoto com lixo e água pluvial

Imagens de descarte irregular de resíduos na rede de esgoto de Catalão (Foto: Divulgação SAE)

A SAE, Superintendência de Água e Esgoto de Catalão, quer lembrar a toda a população que, como a época das chuvas continuam, os cuidados com as redes coletoras de esgoto precisam ser redobrados.

O entupimento da rede de esgoto gera inúmeros problemas, que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações, o que representa um prejuízo e tanto para o correto funcionamento do sistema de saneamento da sua cidade. Mesmo quando não há a intenção de despejar lixo no esgoto, a desinformação e a falta de atenção em certas atividades corriqueiras podem causar transtornos para todos.

Todo resíduo despejado irregularmente na rede que demanda a necessidade de atuação das equipes de manutenção da SAE, acabam gerando espera de outros atendimentos também importantes para a população.

Para ajudar nos cuidados com a rede de esgoto, lembre-se:

– Mantenha limpa a caixa de gordura, pois ela retém óleos, gorduras e restos de comida, protegendo a rede de esgotos. Faça a limpeza periódica do local.

– Troque o óleo do carro somente nos postos de combustíveis, que dispõem de caixas para separar o óleo do esgoto.

– A água das máquinas de lavar louças é considerada esgoto e deve, portanto, ser descartada na rede adequada, jamais na caixa de gordura ou em via pública.

– Não descarte itens como fios de cabelo, cotonetes, fraudas, absorventes, preservativos, fio dental na rede de esgoto. Eles devem ir para a lixeira.

– Nas ruas e comércio, atenção para a mesma regra, esgoto não é lixeira! Embalagens, espetinhos, animais mortos, restos de tecidos, como estopas, panos velhos, nada disso deve ser destinado à rede de esgoto.

A SAE faz um chamado para que todos colaborem. Cada um fazendo a sua parte teremos um ganho para todos! A cidade é sua, ajude a cuidá-la!

Comentários