Rio Paranaíba volta a subir e está quase 10 metros acima do normal em Patos de Minas; pelo menos 20 famílias já deixaram as casas

Alto volume de chuvas no início de fevereiro fez com que o nível subisse de novo. Em janeiro, mais de 700 pessoas ficaram desalojadas pelas enchentes na cidade.

Nível do Rio Paranaíba volta a subir em Patos de Minas — (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Depois de ter recuado no fim de janeiro, o nível do Rio Paranaíba voltou a subir em Patos de Minas. Com o alto volume de chuvas nos últimos dias, a água estava 9,8 m acima do normal na manhã desta quarta-feira (9), segundo medição feita pelo Corpo de Bombeiros. O risco de enchentes fez com que moradores que vivem às margens do rio precisassem deixar as casas desde terça-feira (8).

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 20 famílias já foram realocadas com apoio do Município e de empresas. De acordo com a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes (Podemos), 16 delas dirigiram-se para a residência de parentes, enquanto as outras 4 estão abrigadas na Associação Beneficente Doutor Paulo Borges e na Associação Comunitária Vila Rosa.

“Os funcionários do Casve [Centro de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes] estão fazendo um levantamento da vulnerabilidade das famílias em situação de risco, para atendê-las com apoio de psicológos e de assistência social”, afirmou a vice-prefeita em entrevista à reportagem.

Com o novo aumento no nível, o Corpo de Bombeiros intensificou o trabalho diário de monitoramento do Rio Paranaíba e do Córrego do Monjolo. A ação conta com vistorias aos locais de risco nos vários pontos da cidade e também da zona rural, além de monitoramento com uso de drones, de forma a verificar o comportamento da área de inundação.

*Com informações do G1 Triângulo Mineiro

Comentários