Rio Paranaíba avança em Patos de Minas e Ponte do Arco e outros locais são interditados

Durante a madrugada desta terça-feira (11) mais pessoas foram retiradas de residências após chuvas. Estimativa é que rio tenha passado de 11 m acima do nível normal.

Rua Carmo do Paranaíba segue tendo casas atingidas com aumento no nível do Rio Paranaíba em Patos de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A elevação no nível das águas do Rio Paranaíba continua cada vez mais em Patos de Minas e causou alagamentos em mais pontos do município. Durante a madrugada desta terça-feira (11), a Ponte do Arco precisou ser interditada e outros locais foram atingidos pela água.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a medição do nível do rio não pode ser mais feita pois a régua de 10 m já foi ultrapassada. No entanto, os militares estimaram que a situação chegou a 11 m acima do nível normal.

Interdições e balanço

De acordo com a Prefeitura, a Ponte do Arco foi interditada após ser constatada que a água do Rio Paranaíba está em contato com as vigas. A estrutura fica na Avenida Joaquim Fubá.

Ponte do Arco, na Avenida Joaquim Fubá, foi interditada em Patos de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Além desse ponto, a Polícia Militar (PM) também atualizou a situação em outras partes da cidade. Confira abaixo.

Atualização de terça-feira às 5h:

  • Na Rua José Dias Vieira, no Jardim Paulistano, praticamente todas as casas que margeiam o córrego foram atingidas pelas águas e moradores foram retirados do local;
  • A ponte de acesso ao Bairro Jardim Paulistano, pela Rua Vereador João Pacheco, também foi interditada devido ao aumento do nível de água, que está acima do local;
  • Na Rua Ernane Lemos, no Bairro Jardim Paulistano, as águas do rio atingiram a parte final da pista e moradores de uma residência foram retirados.

Já o balanço dos impactos até as 19h desta segunda-feira (10) era:

  • Seis imóveis que estavam com risco a segurança dos moradores já foram desocupados na Rua Carmo do Paranaíba;
  • Inundações foram registradas em alguns imóveis nos bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa;
  • No Bairro São José Operário o Rio Paranaíba transbordou, mas não há risco de que residências sejam alcançadas;
  • No Bairro Santa Luzia há risco de inundação, que se aproximam das residências;
  • No Bairro Copacabana não há risco de inundação de imóveis;
  • As ruas Lázaro Alves Neto, Vitória da Conquista e Bahia foram atingidas pelas águas do Córrego Monjolo e do Rio Paranaíba, mas sem riscos aos imóveis.
Enchente do Rio Paranaíba nos Bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa em Uberlândia — (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

*Com informações do G1 Triângulo Mineiro

Comentários