Projeto Praça Digital: Praças de Catalão ganham sinal de internet gratuito

O intuito é aliar inclusão digital com inclusão social.

(Foto: Divulgação)

O projeto Praça Digital já foi instalado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, nas praças da cidade:  Duque de Caxias, Getúlio Vargas, Praça das Mães, represa do Clube do Povo e na rua abaixo da Prefeitura, onde acontece a feira livre. Se trata de uma conexão sem fio liberada e abertura dos sinais de internet para qualquer pessoa que frequentar o local.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Giovani Cortopassi, “o projeto não é apenas uma medida que visa o lazer, mas também a modernização da gestão pública, usando tecnologias de apoio por meio da internet para disponibilizar novos serviços e favorecer ainda mais a população.” Ou seja, busca aliar inclusão digital com inclusão social.

O objetivo é facilitar a vida do cidadão, incentivar o acesso à educação à distância para que a população possa usar os meios tecnológicos como apoio a aprendizagem.

Adib Elias, prefeito de Catalão, também falou como esse projeto tecnológico pode auxiliar os alunos em pesquisas online, além de ser um incentivo a mais para o entretenimento local. “Nossas crianças menos favorecidas que necessitarem de fazer uma pesquisa escolar poderão usar essa internet para ajudar no seu dia a dia. Além de propiciar as famílias a usufruírem mais os espaços para lazer da cidade”, enfatiza.

Como Vai Funcionar

Para acessar o sinal é simples. O cidadão deverá entrar na rede “praça digital”, abrir a tela de autenticação e realizar um cadastro, informando dados como Nome Completo e E-mail. Uma vez o cidadão cadastrado em uma praça, o mesmo estará automaticamente cadastrado em outras.

Vale destacar que o sinal não estará disponível apenas para telefone celular, mas para qualquer aparelho que tenha Wi-Fi.

Comentários