Produtores de café celebram início da safra mineira de 2023 em Araguari; Minas Gerais é o maior produtor no país

Neste ano, estima-se um crescimento de 25% na produção, alcançando 27,5 milhões de sacas. Evento reuniu produtores de todas as cinco regiões produtoras de café do Estado

Safra dos Cafés do Brasil corresponderá a 32% da produção mundial. — Foto: Serifa Comunicação/ Divulgação

Os principais agricultores de Minas Gerais, juntamente com empreendedores, especialistas e políticos, se reuniram em Araguari nesta quinta-feira (1º) para celebrar o início da Safra Mineira de Café do ano de 2023. O ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estiveram presentes.

Minas Gerais é o maior produtor de café do país e a safra mineira corresponde à metade da produção nacional. Somente no estado, há uma área de produção equivalente a 1,1 milhão de hectares, o que corresponde a aproximadamente 58,2% da área em produção no país.

Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra mineira em 2023 deve alcançar 27,5 milhões de sacas. A expectativa é de que haja um crescimento de 25% na comparação com a safra anterior.

Abertura da Safra Mineira 2023

O evento aconteceu pela primeira fez em Araguari e reuniu produtores de todas as cinco regiões produtoras de café de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A iniciativa reconhece e celebra a potência econômica e produtiva do estado.

O encontrou também busca fortalecer os laços entre os produtores e integrar toda a cadeia do café, promovendo debates sobre os desafios e as oportunidades do setor, além de permitir a troca de experiências.

“A abertura da Safra Mineira de Café de 2023 é um grande marco para nossa região. Diversas autoridades vieram especialmente para esse evento, tornando-o uma vitrine da força e a união do Cerrado Mineiro”, contou o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.

 

(Com informação, G1)

Comentários