PRF realiza ‘Comando de Saúde Pressão Arterial’ na BR-050 com atendimento a motoristas profissionais em Catalão

O evento, teve início às 9h e encerrou as atividades às 12h

Rodovia BR-050, em Catalão (Foto: Zap Catalão)

Na manhã desta quinta-feira, 30, a BR-050, mais precisamente na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Catalão, está sendo realizada uma ação “Comando de saúde, monitoramento pressão arterial a motoristas profissionais” voltada para o cuidado da saúde dos motoristas profissionais. O evento, teve início às 9h e encerrou as atividades às 12h.

A iniciativa, que conta com a participação ativa da PRF, estudantes de medicina da UFCAT, além da participação do Sest/Senat, Secretaria Municipal de Saúde de Catalão e a Concessionária ECO050, busca proporcionar uma abordagem sobre à saúde dos caminhoneiros que frequentam essa importante rodovia.

Durante o comando, motoristas de caminhão e de ônibus serão convidados a realizar a medição da pressão arterial, além de receber orientações para evitar problemas que afetam a saúde desses profissionais. Devido às constantes viagens a serviço, muitos condutores têm dificuldade em agendar consultas médicas e podem ser surpreendidos com situações decorrentes da pressão alta, como mal estar, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Um questionário detalhado é aplicado, visando compreender melhor as condições de trabalho, hábitos alimentares, padrões de sono e outros fatores que podem influenciar na saúde dos profissionais das estradas.

Inspetor da PRF, Josiel Silva (Foto: Zap Catalão)

O Inspetor Josiel Silva, representando a PRF, ressaltou a importância desse evento. Em sua fala, ele destacou que “a saúde dos motoristas é crucial para a segurança nas estradas. Estamos aqui não apenas para fiscalizar, mas também para promover ações que visem o bem-estar desses profissionais, que desempenham um papel fundamental em nossa sociedade.”

A parceria entre as instituições envolvidas reflete um esforço conjunto para melhorar as condições de trabalho e saúde dos motoristas profissionais, reconhecendo os desafios que enfrentam diariamente nas estradas brasileiras.

A presença dos estudantes de medicina da UFCAT adiciona um elemento educacional ao evento, proporcionando aos futuros profissionais de saúde uma experiência prática e a oportunidade de contribuir para a comunidade.

Confira entrevista:

Confira algumas fotos

Comentários