Carga incluía aves silvestres, exóticas e domésticas; passageiro apresentou documentação irregular

Cerca de 70 aves foram apreendidas na noite desta quarta-feira (21) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização de rotina na BR-153, no km 67, no município de Porangatu, norte de Goiás. Os animais estavam sendo transportados de forma irregular dentro de sacolas em um ônibus interestadual.
O veículo fazia a rota entre São Paulo (SP) e Maranhão quando foi abordado pelos agentes. Durante a vistoria, os policiais localizaram três sacolas plásticas suspeitas próximas a um dos passageiros, um homem de 72 anos. No interior delas, havia cinco gaiolas com dezenas de pássaros de diversas espécies, incluindo silvestres, exóticas e domésticas.
O idoso apresentou um Guia de Trânsito Animal (GTA) que autorizava o transporte de apenas 50 aves, mas o número encontrado ultrapassava a quantidade permitida. Além disso, ele não apresentou nenhum documento que comprovasse a origem legal dos animais.
As aves foram apreendidas e encaminhadas aos órgãos ambientais responsáveis para avaliação e adoção das medidas cabíveis. O homem irá responder por crime ambiental e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado em seu desfavor.
Ver essa foto no Instagram