Presidente Lula confirma agenda em Goiás para reuniões com empresários e Caiado

Brasília (DF), 01/06/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante declaração à imprensa após reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no Palácio do Itamaraty. – (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Em articulação do senador goiano e líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) confirmou agenda em Goiânia para o dia 28 de julho. O presidente Lula deve fazer sua primeira visita a Goiás no terceiro mandato, depois de também não passar pelo estado durante a campanha eleitoral de 2022. O primeiro encontro do dia, uma sexta-feira, será com 200 empresários da indústria, comércio e agronegócio.

A agenda está confirmada para às 10h, no Hotel K. Depois, Lula se encontrará com o governador Ronaldo Caiado (UB). A agenda foi acertada na noite de segunda-feira (5), em reunião do presidente com Kajuru e os ministros Alexandre Padilha e Jacques Wagner. O parlamentar de Goiás participou do encontro realizado pelo presidente com líderes no Senado, com a articulação política no Congresso Nacional como pauta.

Ao final, o senador conversou por cerca de meia hora com o petista e os ministros, quando acertou a visita à capital goiana para reunião como empresários. A previsão é de que Lula venha acompanhado do vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Além do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD).

Empresários

O presidente se deslocará para encontrar público resistente a seu governo e de quem Lula não teve apoio em 2022. Já que empresários do agro apoiaram diretamente a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, terá a primeira conversa isolada com Caiado, que se esforça para se consolidar como referência ideológica da oposição direitista.

Meio ambiente

Já a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva (Rede), vai receber a ‘Comenda Jornalista Washigton Novaes’ na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Agenda na próxima segunda-feira (12), às 16 horas. A sessão solene foi proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT).

Preservação

Na abertura da quinta edição do projeto ‘Virada Ambiental em Goiás’, Gomide enfatizou a necessidade de conservar o Cerrado. Ressaltou a alarmante taxa de desmatamento que tem reduzido os índices do bioma no estado nos últimos anos.

Polêmica

A indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser votada pelo plenário do Senado até dia 21 de junho. Previsão é do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

Avaliação

“A ideia é até o dia 21 de junho, nós votarmos o nome de Zanin. Dentro desse limite de data para votar aí se pressupõe um roteiro”, disse Randolfe.

Tempo

Segundo ele, essa é a data limite para a votação no plenário, que é a última etapa do processo. A avaliação na Casa conta ainda com sabatina e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Balanço

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) julga hoje o parecer prévio das contas anuais do governador Ronaldo Caiado, relativas ao exercício de 2022. Depois da análise, o processo é encaminhado à Assembleia Legislativa, para a efetiva votação.

Julgamento

O julgamento ocorrerá em sessão plenária extraordinária, a partir das 15h, de forma presencial, com transmissão pelo canal do TCE-GO no youtube. O conselheiro Kennedy Trindade é o relator do processo.

Reforma constante

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), empossa, nesta quarta-feira (7), novos secretários municipais. Assume Diogo Franco, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). Além de Paulo da Farmácia, na Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). A solenidade será realizada às 15h, no Salão Nobre, 6° andar do Paço Municipal.

Protocolar

“Nosso time se dedica a fazer o melhor por nossa cidade e por todos os goianienses, com ações que visem a construção de uma Goiânia com mais oportunidades e mais qualidade de vida”, alegou o prefeito, sobre as mudanças na gestão.

Com informações Sagres.

Comentários