Prefeitura de Patrocínio autoriza reabertura do comércio após a Páscoa

Estabelecimento poderão funcionar desde de que sigam regras de controle e prevenção. Eventos que causam aglomeração e aulas da rede municipal de ensino permanecem suspensos.

Patrocínio — Foto: Prefeitura de Patrocínio/ Divulgação

Todos os estabelecimentos comerciais de Patrocínio poderão reabrir a partir da próxima segunda-feira (13). O anúncio foi feito pela Prefeitura na quarta-feira (8), após publicação de novo decreto municipal. Os comerciantes, no entanto, deverão adotar medidas de controle e prevenção ao coronavírus. Desde março várias restrições foram decretadas na cidade.

Entre as condições para reabertura estão a proibição de ocupação superior a 50% da capacidade máxima permitida para o local, incluindo funcionários e clientes. A distância mínima de um metro entre as pessoas e a disponibilização de álcool gel na entrada e saída; além dos funcionários usarem máscaras.

Bancos e lotéricas podem manter o atendimento normal, mas também devem cumprir o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas e instruírem os clientes que ficarem do lado de fora.

As atividades industriais precisarão utilizar um plano de manejo e técnicas sanitárias; empresas de mineração devem apresentar plano de trabalho e saúde dos funcionários e limitar a operação em 30% da capacidade total.

Cultos e missas também foi liberados, mas não podem exceder 50% da ocupação máxima do local. O distanciamento mínimo entre as pessoas também deve ser respeitado.

Suspensos

Entre as atividades que estão suspensas são cinema, teatro, boates, festas e clubes sociais. Eventos ou atividades governamentais, artísticas, esportivas, religiosas, científicas, do setor público ou privado, permanecem proibidos.

Ainda segundo a Prefeitura, as aulas presenciais da rede municipal de ensino, atividades de centro de educação infantil e creches permanecerão suspensas até o dia 30 de abril; as escolas continuam com ensino a distância. A cobrança em áreas de estacionamento rotativo também estão suspensas até o final de abril.

Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, velórios e funerais estão proibidos.

Informações G1 Triângulo

Comentários