Prefeitura de Ouvidor Inicia Programa de Combate ao Tabagismo

Atividade teve início com um grupo de 40 pessoas que querem por meio de incentivos e medicamentos largar do vício e melhorar a qualidade de vida.

A Prefeitura de Ouvidor, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira 10/07, o Programa de Combate ao Tabagismo que auxiliará pessoas que desejam parar de fumar, mas que sozinhas não conseguem.

O primeiro contato com o grupo de aproximadamente 40 fumantes aconteceu na noite desta quarta-feira 10/07, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nelo Egídio Balestra, que fica localizada próximo a praça da estação.

O programa tem como objetivo ajudar os fumantes a eliminar o vício por meio de um tratamento que inclui uma equipe de saúde multidisciplinar composta por médico, nutricionista, assistente social e psicólogo.

Os participantes foram recepcionados pela equipe que irá acompanhá-los durante todo o tempo de duração do tratamento, que segue as determinações do Ministério da Saúde e tem a duração de cerca de três meses. O Programa Antitabagismo atende tanto a demanda espontânea quanto pacientes encaminhados por outros postos de saúde do município.

O Programa “Deixando de Fumar sem Mistérios” realizado pelo NASF/ Ouvidor é constituído por 4 sessões, uma por semana, ao longo de 4 semanas. O objetivo do nosso grupo é oferecer todo apoio e suporte necessário para que os participantes parem de fumar e possam ter uma qualidade de vida melhor.” Afirma a Dra. Maria Carolina, Psicóloga e palestrante.

Estiveram presentes na abertura do Programa, o Secretário de Saúde, Gedean Ribeiro, Vice prefeito, Nelson Manoel, Secretário de Comunicação Hélio Lima, Pisicóloga Dra. Maria Carolina, Dr. Frederico Lobo – Coordenador da Estratégia da Saúde da Família – ESF e a enfermeira Stefanny Jackciana.

Durante o programas as As palestras serão proferidas na UBS Nelo Egídio Balestra, pela Dra. Maria Carolina – Psicóloga, pelo Dr. Frederico Lobo, Coordenador da Estratégia da Saúde da Família – ESF e apoio da Estefanny Jackciana, Enfermeira.

Comentários