Prefeitura de Catalão trabalha pela implantação do Projeto Trem Turístico

Foto: Maysa Abrão

A Prefeitura de Catalão, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo tem um projeto com o intuito de viabilizar o trem turístico no município. O secretário Ricardo Camargo, desde o segundo semestre de 2017, tenta desenvolver o transporte turístico sobre trilhos para criar atrativos na cidade. Com isso, foram iniciados estudos para ativar uma linha turística de passageiros em Catalão. “Com uma ferrovia com mais de 100 anos de história, a cidade tem a iniciativa de desenvolver um projeto que poderá ser benéfica para a região e que contribuirá com a cadeia produtiva do turismo”, declarou o secretário.

Montar um projeto com memorial descritivo a ser encaminhado à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), buscar parcerias viáveis e providenciar a indispensável locomotiva (máquina “Maria Fumaça”) com carros de passageiros. Esses são alguns dos passos necessários à implantação do “Trem de Turismo” de Catalão. O Município já está em entendimentos com a VLI e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), assim como a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), visando viabilizar a citada implantação.

“Depende da malha ferroviária e de a concessionária fazer a reforma nas malhas daqui da região”, reforçou o secretário. “A implantação do Trem de Turismo de Catalão terá como objetivo principal incentivar e estimular a maior circulação de visitantes no Município visando aumentar o movimento no comércio e a arrecadação da cidade como um todo. Também terá a finalidade de promover o chamado turismo histórico-cultural tanto para os munícipes quanto aos visitantes. Estimulará o aumento das vendas no comércio em geral e, em particular, de bares, lanchonetes e restaurantes. Incentivará, ainda, o comércio de artesanato local e o movimento em hotéis e pousadas”, completou.

Foto: Maysa Abrão

UM BREVE HISTÓRICO:

Já existia uma estação em Catalão desde o ano de 1913, no ramal Goiandira-Catalão-Ouvidor, da E. F. Goiaz. Essa estação foi desativada quando a linha da RMV chegou à cidade em 1942, para fazer a ligação Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV. A estação e a linha foram inauguradas oficialmente dois anos depois, em 11 de fevereiro de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação.

A construção desta importante ligação ferroviária era velha aspiração de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta, pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis as consequências econômicas que advêm da ligação de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do nosso território.

No final dos anos 1970, o trecho entre Celso Bueno e Catalão foi desativado por causa da construção de uma represa sobre o rio Paranaíba e Catalão se tornou ponta de um ramal. A estação está muito bem conservada e é utilizada pela Prefeitura. Dela, ponta do ramal, sai um desvio industrial que vai às indústrias de fertilizantes da região.

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