Prefeitura de Catalão promove formação de primeiros socorros para servidores da Educação

Aulas ministradas pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Catalão

(Foto: Divulgação Prefeitura de Catalão)

Para atender eventuais casos de urgência e emergência dos mais de 9 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, cerca de 300 servidores das 34 unidades escolares do sistema estão participando de uma importante formação de Primeiros Socorros ministrada pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Catalão.

No treinamento que está sendo oferecido entre os dias 18 de outubro e 24 de novembro no Polo da UAB, participam pelo menos 8 funcionários de cada unidade (diretores, coordenadores, professores, secretárias e pessoal de apoio) dos turnos da manhã e da tarde.

A equipe médica prioriza os eventos que mais acontecem em ambientes hospitalares, como parada cardiorrespiratória, engasgamento, hemorragia, choque elétrico, desmaios, convulsão, fratura, entorse, luxação, intoxicação e acidentes por animais peçonhentos. Nessa formação, os participantes veem teoria e prática de atendimento aos adultos, crianças e bebês.

(Foto: Reprodução Prefeitura de Catalão)

A iniciativa foi tomada a partir do sancionamento da Lei Federal 13.722, a Lei Lucas, de 2018, ano em que o município ofereceu pela primeira vez essa formação. Por essa diretriz, toda escola pública e privada, de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, deve ministrar cursos de capacitação de pessoal em primeiros socorros. No ano passado, em parceria com o Senar/ Sindicato de Catalão, a Educação municipal voltou a oferecer a formação e, este ano, novamente, mas, outra vez, com a coparticipação do SAMU.

“Mais uma vez, o município sai na frente. Este trabalho é resultado das parcerias entre as secretarias municipais de Saúde, de Educação e SAMU”, garante a coordenadora do Serviço, Sabina Borges da Costa.
Para a coordenadora pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Liliane Morais, ação como essa só tranquiliza a comunidade escolar, pais e responsáveis pelos alunos a partir do momento em que eles tomam conhecimento de que existem pessoas preparadas, qualificadas para atender casos de acidentes, e até de salvar vidas em ambientes escolares.

(Com informações, Prefeitura de Catalão)

Comentários