Prefeitura de Catalão promove dia “V” de Vacinação contra a Covid-19

A mobilização ocorre neste sábado (19), em dois postos na cidade. Além de crianças de 5 a 11 anos, as demais pessoas poderão aproveitar a oportunidade para atualizar o cartão com a primeira e segunda doses ou com reforço.

Com o slogan “V de Vacina, V de Vida”, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara mais um Dia “V” de vacinação contra Covid-19. A mobilização tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e proteger a maior quantidade de pessoas possível. O principal foco é o público infantil, de 5 a 11 anos de idade. A estratégia facilita o acesso dos pais que não podem levar os filhos aos postos, durante a semana. Entretanto, a população geral, incluindo os adolescentes, podem procurar as salas para iniciar o esquema com a primeira dose ou, ainda, atualizar com a segunda ou o reforço. Com mais pessoas imunizadas, a SMS espera reduzir casos graves, internações e óbitos, diminuindo, também, eventuais sobrecargas nos sistemas de saúde.

A vacinação ocorrerá no sábado (19), das 08h às 17h, em dois postos na cidade, com capacidade para atender até 1.500 crianças, adolescentes e adultos. Um dos postos disponibilizados – Centro de Convivência da Terceira Idade –  será exclusivamente para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, enquanto o Centro Integrado da Mulher (CIM) atenderá:

  • Pessoas de 12 anos ou mais que ainda não receberam a 1ª dose ou que estão com a segunda dose da Pfizer em atraso;
  • Adultos que receberam a segunda dose até o dia 19/10 e imunossuprimidos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias;
  • Imunossuprimidos acima de 18 anos e com 4 meses de intervalo da terceira dose (19/10).

O secretário de Saúde, Velomar Rios, destaca que diagnósticos positivos da doença aumentaram no município e, por isso, a necessidade de intensificar a vacinação.

“Desde dezembro do ano passado, houve um aumento significativo de casos positivos da doença. Somente no mês de fevereiro deste ano, pelo menos 80% dos óbitos registrados foram de pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina ou que estavam com o esquema vacinal incompleto. Esses dados devem servir de alerta aos que ainda não se imunizaram. Aproveitem o dia V”, enfatizou o secretário.

Documentos necessários (originais e cópias)

Crianças: documento com foto ou certidão de nascimento, CPF (se a criança já for inscrita), cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço (no nome dos pais ou responsável legal).

Pessoas de 12 anos ou mais: documento com foto, CPF, cartão do SUS, cartão de vacina, comprovante de endereço.

Imunossuprimidos: documento com foto, CPF, cartão de vacina, cartão do SUS, comprovante de endereço e relatório médico comprovando a comorbidade.

Alerta

A divulgação de notícias falsas e informações erradas sobre efeitos da vacina são fatores associados à baixa adesão ao imunizante. No entanto, aqui em Goiás, 44 crianças abaixo de 10 anos de idade, que não tiveram a oportunidade de se imunizarem, morreram de Covid-19 desde o início da pandemia. Embora os sintomas clínicos da doença sejam mais brandos nesse público, quando comparado aos adultos e idosos, as crianças podem apresentar sintomas clínicos prolongados, conhecidos como “Covid-19 longa”, doença pós-Covid-19 ou sequelas pós-agudas de infecção. A frequência e as características dessa doença ainda estão sob investigação.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, a Covid-19 teve, na faixa etária de 5 e 11 anos, uma incidência de 30,7 casos por 100 mil habitantes, com letalidade de 4,9%, ao passo que, nos adolescentes de 12 e 17 anos, a incidência foi de 36/100 mil habitantes, com letalidade de 10,3%. Nos adultos jovens, de 18 a 29 anos, essa relação foi de 183,4/100 mil habitantes, com 11,2% de óbitos.

Dados sobre a vacinação de Catalão

Até quarta-feira (16), Catalão registrou 211.491 doses aplicadas (incluindo a quarta dose). Destas, 92.993 foram para a primeira aplicação de pessoas com 12 anos ou mais e 5.155 foram para crianças. Em relação à segunda, terceira e quarta dose, 83.723, 34.176 e 59 pessoas foram imunizadas, respectivamente.

Comentários