Prefeitura de Catalão e proprietários rurais de Catalão avançam nas negociações com mineradoras; veja nota da Mosaic

Empresa Mosaic se pronunciou sobre a manifestação

(Foto: Divulgação – Prefeitura de Catalão)

O prefeito de Catalão, Adib Elias, recebeu novamente em seu gabinete os proprietários rurais de Catalão, que disputam suas terras, judicialmente, com as mineradoras e misturadoras da região.

Segundo informações, é que após primeira reunião com uma das mineradoras, houve muitos avanços nas negociações. “A Mosaic atendeu ao nosso apelo e entendeu a importância de negociar de forma justa com esses proprietários de terras, muitas herdadas de seus antepassados, inclusive. Agora só resta a conscientização da CMOC.”, disse a Prefeitura de Catalão, em post nas redes sociais.

Participaram da reunião os proprietários rurais das comunidades de Macaúba, Mata Preta, Coqueiros, Cisterna, Morro Agudo, Olaria e a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Também estiveram presentes os representantes da Cooperativa Agrícola de Catalão (Coacal) e do Movimento Camponês Popular (MCP).

Em nota, a empresa Mosaic se manifestou sobre essa situação:

A Mosaic Fertilizantes informa que deu mais um importante passo na negociação de um acordo com os representantes da única propriedade cuja aquisição é judicializada no município de Catalão. Ontem (30) houve o consenso e o aceite de ambos os lados em uma proposta que vem sendo discutida nos últimos meses. O diálogo e a transparência sempre são as prioridades da Mosaic Fertilizantes.

Após as conversas e esforços adotados para o consenso, esta aquisição agora segue para seu encerramento formal, por meio de formalizações de documentos, assinaturas e devidos pagamentos.

A empresa esclarece que ao longo dos últimos anos realizou mais de uma dezena de negociações amigáveis para acesso a propriedades próximas de sua operação no município de Catalão. O processo de negociação segue a legislação vigente e critérios técnicos e sociais.

Até o fechamento desta publicação, a empresa Cmoc ainda não tinha se pronunciado sobre o caso.

Comentários