Prefeitura de Caldas Novas confirmou em nota 1º caso de leishmaniose visceral humana

(Foto: Redes sociais)

A Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas anunciou hoje (6), que foi confirmado o primeiro caso de leishmaniose visceral humana, neste ano.

A leishmaniose é uma doença vetorial grave que se não for tratada pode levar à morte em mais de 90% dos casos. O mosquito palha é o responsável por transmitir a doença.

Segundo a nota, a vítima é uma criança de apenas três anos, que está em tratamento em Goiânia.

Em nota

A prefeitura informou que as ações de prevenção e controle da doença já estão sendo tomadas em conjunto, pela Vigilância Epidemiológica, Departamento de Endemias e Vigilância Sanitaria, seguindo as orientações estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Na casa da criança foi realizada uma ação de bloqueio e também nas proximidades, descartando outros casos, e seguindo os protocolos sanitários, tendo em vista a complexidade da doença.

Antes mesmo da confirmação do diagnóstico, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram exames nos cães do local, cujos resultados foram negativos.

As famílias do setor também receberam orientações sobre cuidados para prevenir novos casos e a necessidade de procurar a Vigilância Epidemiológica e o Departamento de Endemias para informar sobre animais com sintomas sugestivos da doença.

Com informações: Secom/Caldas Novas

Comentários