Prédio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos será restaurado

(Foto: Zap Catalão)

Na manhã desta quinta-feira (07), o prefeito de Catalão assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de reforma e restauração do prédio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos.

A ordem de serviço foi dada na própria sede da Fundação e contou com a presença de poucas autoridades, em virtude da pandemia do novo coronavírus. No momento estavam presentes a Presidente da Fundação Cultural, Patrícia Castro, o Presidente da Academia Catalana de Letras, Luís Estevam, o representante da empresa que fará a restauração, Samuel Carrilho e algumas autoridades do município.

(Foto: Divulgação)

De acordo com o projeto serão reformados e restaurados 1.009,20 m². O espaço terá teto, forro, piso, salas de aulas, escritório, biblioteca, copa e cozinha e banheiros novinhos. Além da parte elétrica, que será refeita, farão uma correção no palco e na praça, onde atualmente funciona o estacionamento. Todo o projeto será realizado respeitando as regras de acessibilidade.

Além de todo espaço revitalizado e restaurado, a Fundação Cultural contará com mobiliário completo. A reforma e restauração serão realizadas em três etapas e os recursos financeiros utilizados podem ultrapassar a ordem de um milhão e meio de reais. Na primeira etapa gastarão R$ 500 mil, que são oriundos de recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Já a segunda etapa e a terceira serão efetivadas com recursos próprios da Prefeitura de Catalão, serão gastos mais R$ 500 mil reais.
A previsão para que a obra seja entregue é de oito meses. A empresa vencedora da licitação é a Construtora M.A Prestação de Serviços Eireli.

Fundação Cultural Maria das Dores Campos. (Foto: Zap Catalão)

O prefeito Adib Elias destacou que está investindo amplamente em várias áreas para beneficiar o município, inclusive na Cultura. “Reformei o Museu Cornélio Ramos e a Biblioteca Digital. Estou construindo a nova sede da Academia de Letras Catalana e agora estou restaurando a Fundação Maria das Dores Campos, que representa o centro da cultura em nosso município. Entendo que Catalão é referência em todo o país a nível cultural, e por isso faço questão de continuar investindo e valorizando essa área”, disse Adib Elias.

Já Patrícia Castro, destacou a importância da área cultural ser valorizada pelos entes públicos. “Tenho muito orgulho em dizer que a Cultura é valorizada pelo poder público em Catalão, e tenho mais ainda em presidir essa riqueza que pertence a cada um de vocês. É preciso uma equipe competente para buscar investimentos e contemplar e beneficiar cada vez mais a Cultura em nossa cidade, mas para isso é necessário um governante de pulso firme para nos dar respaldo.”

O historiador, professor e Presidente da Academia de Letras Catalana, Luís Estevam, finalizou a solenidade enfatizando que hoje é mais um momento histórico não só para a Academia Catalana mas para toda a história cultural de Catalão. “As gerações futuras agradecerão muito esse trabalho que será feito, porque o prédio da Fundação não é um prédio qualquer, vai completar 81 anos, e já abrigou várias instituições importantes de nossa cidade, como prefeitura, fórum e cartórios. Daí a importância da sua conservação e restauração. E devemos lembrar, que leva o nome da professora Maria das Dores Campos, sendo uma homenagem muito apropriada, que une educação e cultura. Parabenizo a administração por entender a importância da cultura em nossa cidade.”

Sobre a Fundação Cultural:

O prédio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, foi construído na década de 1940 e tombado como patrimônio histórico em 2018 pelo Prefeito Adib Elias. A instituição tem como finalidades: preservar e promover o patrimônio histórico, artístico e cultural do município, além de desenvolver políticas e diretrizes governamentais referentes aos aspectos culturais do mesmo. Por promoção e desenvolvimento de cultura, para todos os fins, entende-se: manutenção de oficinas regulares de música, artes cênicas, manifestação de cultura corporal fora do caráter esportivo, artes visuais (pintura, artesanato e desenho), folclore e literatura; organização ou apoio a seminários, palestras, exposições, concursos e apresentações; divulgação de todos os eventos culturais ocorridos na cidade; manutenção da Biblioteca Pública; manutenção e conservação dos patrimônios públicos tombados pelo município.

Comentários