Prazo para realizar alistamento militar termina dia 30 de junho; saiba como se alistar em Catalão

Alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022

Alistamento Militar (Divulgação Governo Federal)

Está aberto o prazo para o alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022. Em Goiás, as inscrições podem ser feitas de forma online, pelo site do Exército Brasileiro, ou presencialmente nas Juntas do Serviço Militar.

Veja como se alistar em Goiás

Inscrições online

O jovem deve preencher um formulário no site do Exército Brasileiro, com a necessidade de ter os seguintes documentos em mãos:

– CPF;

– RG;

– Comprovante de endereço com CEP;

– E-mail;

– Telefone para contato.

Após a inscrição, o jovem deve acompanhar o processo pelo site, usando o número do CPF e uma senha que será gerada.

Inscrições presencias

Para fazer o alistamento de forma presencial, o jovem deve ir até a Junta do Serviço Militar mais próxima da sua localização, levando a Certidão de Nascimento e um comprovante de residência.

A Junta de Serviço Militar de Catalão fica no Prédio do Poupa Prazo, localizado na Avenida 20 de Agosto, 1.837, Centro de Catalão. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 h às 16 horas. Telefone para contato: (64) 3441-6501.

Além de Catalão, outras 17 juntas estão disponíveis em unidades do Vapt vupt em: Goiânia, Águas Lindas de Goiás; Bom Jesus de Goiás; Goianira; Goiatuba; Itaberaí; Itapuranga; Itumbiara; Jataí; Mineiros; Mozarlândia; Pires do Rio; Planaltina; Portal Shopping; Rio Verde; Santo Antônio do Descoberto; São Miguel do Araguaia e Senador Canedo.

A inscrição presencial é obrigatória para quem possui nome social- deve apresentar a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto. E para quem mora no exterior – deve se dirigir até o consulado brasileiro com a mesma documentação.

Pedido de dispensa

Segundo o Exército, o jovem tem a opção de fazer o pedido de dispensa do alistamento, em duas situações:

Quando o jovem é o responsável pelo sustento da família. Neste caso, ele ir, presencialmente a alguma das unidades, e apresentar o pedido de dispensa, junto aos documentos que comprovem a situação;

Pessoas com deficiência também devem apresentar o pedido de dispensa, pessoalmente, junto ao laudo médico que comprove a situação. Caso a pessoa não tenha condições de comparecer, ela deve ser representada por um tutor ou curador.

Caso seja dispensado, o jovem recebe um documento de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), e participa de uma cerimônia onde se compromete com o Brasil, podendo se apresentar futuramente, caso seja necessário.

Comentários