Policiais do BPMRural salvam vida de bebê que se engasgou em Catalão

Ao serem acionados pelo tio da bebê que informou que a pequena estava engasgado, imediatamente os agentes foram até a bebê, a pegaram no colo e realizaram os primeiros socorros. O tio estava em deslocamento para o hospital.

3º Sgt Mesquita e Cabo Oliveira, do BPMRural (Foto: Zap Catalão)

Os policiais militares, 3º Sgt Mesquita e Cabo Oliveira, do BPMRural, foram heróis para a pequena. Os agentes estavam em patrulhamento na avenida Raulina Fonseca Paschoal, no Centro de Catalão, quando foram abordados pelo tio da criança, que solicitou o apoio para salvar a sua sobrinha, uma criança de apenas 01 ano e 06 meses, que estava com sinais de insuficiência respiratória após se engasgar, na tarde desta sexta-feira (15). Segundo os polícias, o tio estava a caminho do hospital, quando foram abordados.

Imediatamente os policiais desembarcaram da viatura, pegaram a criança no colo e começaram os primeiros socorros. Com sucesso conseguiram desengasgar a bebê. De acordo com os policiais, foram realizaram a manobra de Heimlich na vítima que, vomitou um pouco de líquido.

Como ela ainda estava com dificuldades para respirar, os policiais deslocaram rapidamente com a criança juntamente com a mãe até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aonde a mesma teve a necessidade de procedimento invasivo de via aérea a fim de estabilizar a paciente, e evitar eminente a parada cardiorrespiratória.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Pronto Socorro Municipal de Catalão (Foto: Zap Catalão)

Conforme relatado pelo médico que atendeu a criança na UPA, a rápida resposta da equipe da Patrulha Rural, foi crucial para manutenção da vida da paciente. A mesma após o atendimento em Catalão, foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital especializado para criança, em Goiânia.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Comentários