Polícia Rodoviária Federal – Catalão

Nesta segunda-feira, 29, foi realizado em Catalão sob a coordenação do 9º Comando Regional, uma reunião no auditório do Senac com representantes de 12 Sindicatos Rurais do Estado de Goiás, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), PM/3 e Comandantes de várias Unidades do Estado de Goiás, para apresentar o projeto de “Monitoramento Rural com Georreferenciamento”.

Estes Sindicatos viram que a Patrulha Rural foi sistematizada e operacionalizada de forma que as propriedades e os bens são cadastrados juntamente com dados do proprietário e os telefones de contato dos responsáveis para eventuais necessidades e ainda os policiais militares mantem contato constante com os produtores através de aplicativo de celular.

A pedido da Faeg, que coordena os Sindicatos em todo Estado, este projeto foi apresentado para se estender a todos municípios goianos, dado a sua eficácia, conforme ressalta Manoel Soares de Castro Junior, Secretário Executivo da Presidência do órgão, “Sempre tivemos uma demanda muito grande de solicitações em como lidar com a segurança na área rural. Vimos nesta proposta implantada em Catalão uma forma eficaz, barata e simples de lidar com isto e de melhorar a segurança do produtor. Oferecemos a todos os 128 Sindicatos confederados e esperamos que eles aceitem.”

É o caso de Pedro Olímpio Neto, presidente do Sindicato Rural de Anápolis, que participou da reunião e declarou que irá implantar o mais rápido possível em sua cidade e nas circunvizinhas. “O Projeto é excelente! O custo é mínimo e é funcional, com toda certeza esta é uma iniciativa muito importante e irei aproveitá-la.”

Newton José da Silva, presidente do Sindicato Rural de Catalão, satisfeito com o resultado afirmou que: “A Patrulha Rural já minimizou muito os crimes nas fazendas da região, tivemos casos de roubos que foram evitados e até de veículos e gado recuperados. Fazemos um pequeno investimento que é disponibilizado não somente para nossos associados, mas para todos os produtores.”

Dentre as 900 propriedades da zona de abrangência do 18º Batalhão de Policia Militar, mais de 400 já foram cadastradas e o Comandante da 9º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Sergio Ricardo Caetano, esclarece que o único custo para o produtor é de adquirir uma placa de identificação da propriedade a qual contém os dados cadastrados e as coordenadas geográficas da mesma. “Nosso serviço operacional melhorou, nosso tempo resposta melhorou e os índices de furtos e roubos diminuíram consideravelmente. É um ótimo trabalho e estamos à disposição dos Sindicatos Rurais de todo Goiás para repassar o que estamos fazendo de bom”, finaliza.

Por fim, a fazenda do Sr. Cleber Pacheco foi visitada por todos os participantes do evento e pela equipe da patrulha rural do 18º BPM e no local instalada a placa de identificação com o cadastro de número 400.

Polícia Militar de Goiás, sempre ao seu lado.010

Fonte: 2º Ten PM Roldão – 9º CRPM/Catalão

Comentários