PMMG busca PMGO para conhecer e aprender o trabalho realizado pela Patrulha Rural Georreferenciada que é referência em todo Brasil

A Polícia Militar de Goiás recebeu hoje, 03/03, integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais que vieram ao município de Catalão conhecer o modelo da Patrulha Rural Georreferenciada usada pela PMGO e que é referência em todo o Brasil. O objetivo é espelhar no trabalho já realizado pela PMGO para aplicá-lo em Minas Gerais.

Os militares do 45º BPM de MG, localizado no município de Paracatu, foram recebidos pelo idealizador do projeto, Tenente Roldão, que ministrou uma palestra na sede do Sindicato Rural de Catalão para explicar o funcionamento da Patrulha. Logo em seguida, foi feita uma demonstração de como o trabalho é realizado e os militares de Minas Gerais acompanharam a PMGO em um deslocamento com o GPS até uma propriedade cadastrada. Eles ainda acompanharam como é feito o georreferenciamento, coleta dos dados e captura das imagens.

Além das equipes de Paracatu, participaram do encontro equipes das patrulhas rurais de Guarda-Mor (MG) e Vazante (MG), o secretário de Governo de Catalão, Sr. Fernando Neto, além de produtores rurais e representantes do Banco do Brasil em Catalão.

Patrulha Rural Georreferenciada

Na patrulha, são utilizados GPS (em inglês, global positioning system), celulares e notebooks para realizar o mapeamento e armazenamento de informações sobre maquinários, implementos agrícolas e marca de gado pertencente a cada propriedade. Esses dados, que serão coletados pelos policiais militares, serão colocados em um sistema informatizado, gerando um número de cadastro para o proprietário.

Dessa forma, quando houver solicitação de atendimento em uma fazenda, o proprietário informará o número cadastrado e a PM terá um banco de dados e a rota para deslocamento. Além disso, serão afixadas placas de identificação nas propriedades com os números da PMGO, promovendo um efeito preventivo ao indicar que é uma área monitorada pela segurança pública.

Polícia Militar de Goiás, sempre ao seu lado.

Texto: Soldado Mariana Moraes – PM/5

Comentários