Plano Rural: Enel já realizou 100 mil podas nos primeiros seis meses do ano

(Foto: Divulgação/Enel)

Melhoria do fornecimento no campo é foco da companhia, que também já construiu mais de 20 quilômetros de redes rurais no primeiro semestre.

Enel lançou, ainda, uma campanha com Nilton Pinto e Tom Carvalho, com o objetivo de orientar o produtor sobre como se prevenir de acidentes com a rede elétrica.

Goiânia, 18 de agosto de 2022 – A Enel Distribuição Goiás está trabalhando fortemente em um plano de manutenção focado em obras e ações exclusivas para a rede elétrica da zona rural do Estado. O Plano Rural é um dos principais investimentos da companhia neste ano e as ações dão continuidade ao projeto iniciado no ano passado e que segue em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O foco principal do trabalho da Enel em 2022, está na atuação preventiva. Como resultado das ações já concluídas neste primeiro semestre, está a realização de aproximadamente 100 mil podas de árvores que estavam próximas às redes rurais, o que representa 90% do planejado para o ano, além de um aumento de 150% em relação ao realizado em 2021. O Diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, esclarece que o objetivo de intensificar os trabalhos preventivos no período seco, é que as ações trazem resultados significativos com a diminuição de ocorrências no período chuvoso. “Pelo menos um terço dos nossos esforços neste ano está dedicado ao Plano Rural, o que demonstra a importância que estamos dando a esse segmento. Reforçamos durante todo os primeiros meses deste ano o trabalho nas podas de árvores, nosso foco é diminuir as incidências de toque ou queda de vegetação sobre a rede, que é um dos principais motivos que levam à falta de energia”, destaca.

A distribuidora também intensificou a manutenção na rede elétrica incluindo correção de defeitos, troca de cabos e equipamentos, além da limpeza de faixa de servidão. Ações que garantem a continuidade da melhora do serviço na zona rural do Estado. “Essa atuação preventiva visa reduzir a reincidência e preparar as redes rurais para o período chuvoso, que é mais crítico”, acrescenta o diretor de Infraestrutura e Redes.

A Enel também preparou um robusto cronograma de obras para este ano que impactam positivamente a qualidade no fornecimento da zona rural. Neste primeiro semestre já foram entregues a ampliação e modernização de importantes obras como: Subestação Serra Azul, em Jataí; Subestação Edealina, Subestação Abadiânia e Subestação Bonfinópolis. Além disso, estão em construção outras importantes obras que vão atender a zona rural do Estado, como a Subestação Serra do Ouro, em Itapaci; a Subestação Bijuí, em Campinaçu; a Subestação Piratininga, em São Miguel do Araguaia; a Subestação Santa Rita, em Portelândia e a Subestação Abobreiras, em Cavalcante. As obras totalizam um investimento de R$ 115 milhões. Adicionalmente às grandes obras, a companhia também está construindo novas linhas de distribuição de alta tensão e somente neste primeiro semestre construiu mais de 20 quilômetros de novas redes, o que corresponde a mais de 50% do total previsto para ano e reforçam o pacote de medidas com objetivo de ampliar a disponibilidade e a qualidade de energia na zona rural.

Tecnologia

A companhia também segue investindo na instalação de equipamentos tecnológicos na rede. Neste ano, já foram instalados mais de 400 tripsavers, que corresponde a mais de 70% do planejado para o ano. “Com essa tecnologia instalada, não é preciso enviar uma equipe apenas para bater a chave e restabelecer a energia. Os equipamentos conseguem em segundos religar, automaticamente, em caso de falhas transitórias, ou seja, quando não há dano estrutural”, explica José Luis Salas. “Esse projeto foi iniciado em 2021, quando instalamos 1.249 tripsavers, reduzindo consideravelmente o número de quedas de energia e a reincidência. Este ano seguimos com a estratégia de instalarmos mais equipamentos, porém priorizando as regiões mais críticas e com mais reincidência”, afirma.

Para as redes trifásicas, que são comuns na zona rural, a empresa segue trabalhando com o projeto de telecontrole. A Enel já instalou mais de 150 equipamentos telecontrolados na zona rural, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas. Esses aparelhos são comandados remotamente, pelo Centro de Operações, que fica em Goiânia, e permitem rápidas recomposições da rede elétrica em casos de falhas onde não há dano estrutural. Além disso, eles permitem a localização dos possíveis pontos de defeitos quando há estruturas danificadas, agilizando o trabalho das equipes de campo.

Entre as ações do Plano Rural, também está em funcionamento um sistema de monitoramento que identifica os clientes rurais que mais sofreram com reincidência, ou seja, onde a energia cai com mais frequência. Esses clientes são priorizados tanto no atendimento emergencial quanto na realização de ações preventivas de manutenção, poda, limpeza de faixa e correção de defeitos, a fim de garantir maior estabilidade no fornecimento. Com esse monitoramento, a companhia identificou que cerca de 45% das ocorrências foram iniciadas devido a árvores ou galhos que encostavam na rede elétrica.

Atendimento ao produtor rural

A Enel também está focada no atendimento personalizado ao produtor rural. Entre as ações realizadas especificamente para este público está a criação de espaço do Produtor Rural no site www.enel.com.br, concentrando os serviços disponíveis; intensificação das visitas e ações de relacionamento com sindicatos rurais; WhatsApp para o produtor rural, por meio do número (62) 99513-7530, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e é feito totalmente por atendentes humanos; parceria com a Federação da Agricultura para inclusão da opção de notificação de falta de energia no aplicativo Apporteira – www.apporteira.com.br -, disponível gratuitamente para Android e IOS; tablets foram disponibilizados em sindicatos rurais de cidades com potencial agropecuário para facilitar o acesso dos produtores aos canais de atendimento da companhia, além do canal para registrar falta de energia via SMS, enviando uma mensagem de texto para o número 27949.

Para ampliar a comunicação com o homem do campo, a Enel também tem investido em campanhas de informação sobre as melhorias que estão sendo implementadas e também em dicas de como evitar acidentes com a rede elétrica. A dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho são os protagonistas da campanha e, pelo segundo ano, trazem a temática de maneira leve e bem-humorada.

Assista ao primeiro vídeo da campanha:

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