Pesquisadora de Catalão vai a Brumadinho/MG realizar o trabalho de campo da sua pesquisa

(Foto: Divulgação)

Daiane Meireles, pesquisadora cursando Doutorado na UFU, saiu de Catalão no dia 4/8 e retornou de Brumadinho/MG no dia 08/08 deslocando-se com uma amiga que a ajudou, com seu filho de 1 ano e 6 meses e grávida de 7 meses.

O objetivo da atividade é o cumprimento de uma das etapas da Tese de Doutorado que envolve além de coleta de dados primários, a realização de entrevista com a comunidade diretamente afetada pelo rompimento da barragem.

Sua pesquisa Percepção Ambiental: da Topofilia a Paisagens do Medo – Brumadinho (MG) tem previsão de conclusão em 2024.

Daiane comenta que através das entrevistas realizadas a população encontra-se em um estado de luto e tristeza, que a poeira da cidade e o trânsito que se tornou difícil diminuiu a qualidade de vida da população.
E trás a reflexão de como um crime humanitário como este, como é comumente chamado pela população afeta a vida de toda população.

Voltei a Catalão, certamente dando mais valor ao lugar que vivo, saudades do meu marido e com uma visão mais humana de mundo e de relações pessoais.

Vê um povo que sofreu mas que não deixou de me receber com carinho, prontidão e empatia apoiando a PESQUISA me fez ter esperança de tudo e ainda mais fé em Deus.

Daiane agradece a todos que a ajudaram desde Catalão torcendo por mim família e amigos, a Universidade Federal de Catalão ao qual ela é servidora, a Universidade de Uberlândia onde cursa o Doutorado e aos meus professores, orientador Prof. Doutor Paulo Cézar (UFU) e membros da banca Prof. Doutor Anderson Português (UFU), Prof. Doutor Ricardo Assis (UFG) que tem sido essenciais.

(Foto: Divulgação)

Comentários