Perigo! Entenda os riscos de soltar pipa próximo às redes elétricas

Os pais devem orientar seus filhos para que não arrisquem soltar pipas perto da rede de energia

(Foto: Zap Catalão)

Durante o período da seca e com muito vento em Catalão, muito adultos e crianças aproveitam para se divertir soltando pipas nas ruas, nas praças e quadras. Por isso, o Corpo de Bombeiro de Catalão, Enel e a Prefeitura Municipal alertam para que essa brincadeira não seja realizada próxima às redes elétricas ou residências. O uso do cerol também deve ser evitado por ser um forte condutor de energia elétrica.

“Em casos de pipas presas em postes e fiações, as pessoas jamais devem retirá-las. Caso a pipa enrosque na fiação elétrica, pode provocar curto-circuito, quedas de energia e rompimento dos cabos.”, alerta o diretor de iluminação pública de Catalão, Ivan Rodrigues.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Te. Cel. Martins, explica que o risco é ainda maior quando o cerol é aplicado na linha, uma vez que o material é composto por raspas de vidro e pó metálico misturados com cola. O militar alerta que a alternativa mais segura é a linha crua. “A linha crua, sem nenhum aditivo de cerol, não é condutiva. Mesmo que a pipa pegue na rede elétrica ela não passa energia para as crianças. Os pais devem orientar seus filhos para que não arrisquem soltar pipas perto da rede de energia”, explica.

O comandante explica que o cerol também pode ser perigoso para as crianças porque pode causar ferimentos caso entre em contato com a pele, além de ser um risco para motociclistas e ciclistas.

“Não brincar em locais onde há rede elétrica. O ideal é procurar áreas abertas como parques, campos de futebol afastados dos centros urbanos e áreas descampadas. Não é recomendável soltar pipas em locais com circulação de automóveis, e dentre outros.”, explicou.

Comentários