Pelotão dos Bombeiros Militares de Ipameri realiza a “Operação Cerrado Vivo 2017”

O Pelotão dos Bombeiros Militares (PBM) de Ipameri preocupando-se com combinação de baixa umidade do ar, ventos fortes e calor faz com que os meses de julho, agosto e setembro sejam o período de maior incidência de incêndios em vegetação em Goiás está realizando a Operação Cerrado Vivo 2017, que tem por finalidade realizar ações desenvolvidas e planejadas.

Na Operação Cerrado Vivo são realizadas ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetações, reservas unidades de conservação, reservas ecológicas, área de preservação permanente e parques.

A as queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. Grande parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas.

Por isso é tão importante o trabalho preventivo e de conscientização da população. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática.

O PBM IPAMERI além de realizar palestras, instruções, confecções de materiais voltados ao combate a incêndio e aos riscos iminentes também distribuiu cartilhas educativas que orientam a população, intensificando assim as ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Ipameri/GO.

A unidade de IPAMERI, por meio da Operação Cerrado Vivo, alerta a população para a suspensão do uso de fogo em qualquer tipo de vegetação, pois as condições são muito propícias para a ocorrência de incêndio florestal, com rápida e violenta propagação, colocando em risco a vida o patrimônio e causando sérios danos ambientais.

Fonte:  PBM de Ipameri

Comentários