Pecuaristas têm até o final de novembro para vacinar rebanho contra a febre aftosa

Foto: Arquivo/Zap Catalão

Produtores rurais de quase todo o país têm até o final do mês de novembro para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha começou no dia 1º de novembro. Em Goiás, muitos produtores se apressam para imunizar os animais.

A vacinação contra febre aftosa é obrigatória para bovino e bubalinos, com idades entre zero e dois anos, já a vacinação contra raiva é obrigatória para bovinos, bubalinos e herbívoros, com idades entre zero e doze meses.

Segundo o Médico Veterinário e Supervisor Regional da Agrodefesa, Lúcio Costa e Silva Cruz, somente no município de Catalão temos um rebanho de aproximadamente 175 mil animais, a expectativa de imunização contra febre aftosa e raiva nessa segunda etapa é de aproximadamente 85 mil animais, que corresponde ao total de animais com idades na faixa de zero aos 24 meses.

O compromisso dos pecuaristas com a sanidade do rebanho é fundamental para manter o status sanitário de Goiás como livre de aftosa.

As duas vacinas estão sendo comercializadas nas lojas em Catalão com preço variando de R$ 1,70 à R$ 1,80.

Lembrando que os que não possuem animais nas faixas de idade com vacinação obrigatória, ficam dispensados da vacina, mas também devem apresentar a declaração de seu rebanho e atualização cadastral.

O prazo para vacinar os animais vai até o dia 30 de novembro e a declaração deve ser entregue até o dia 07 de dezembro, no escritório da Agrodefesa ou Agência do Vapt- Vupt do município onde se localiza a propriedade ou via internet, pelo site www.agrodefesa.go.gov.br.

O produtor que deixar de vacinar seus animais ou que não entregar a declaração nos prazos estabelecidos fica sujeito a multa e terá sua propriedade interditada até a regularização.

Confira abaixo o comunicado direcionado aos produtores rurais sem Inscrição Estadual.

Arquivo para download em pdf (COMUNICADO 01-2017 – BLOQUEIO DE PRODUTORES SEM INSCRIÇÃO ESTADUAL20171108120413921)

Comentários