PATRULHA RURAL GEORREFERENCIADA – TECNOLOGIA A SERVIÇO DO HOMEM DO CAMPO

Patrulha Rural Georreferenciada é apresentada pela Polícia Militar do Estado de Goiás a mais de 50 prefeitos e utilizará a tecnologia para  reforçar a segurança nas propriedades rurais

GPS, notebook, celular, drone e um sistema de cadastramento agora fazem parte da rotina dos policiais militares que compõem a Patrulha Rural Georreferencia. A nova modalidade de policiamento foi lançada nesta manhã (27), no auditório da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás).

De acordo com o último censo, em 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população rural de Goiás é de 582.976, distribuídas em 256 municípios, sendo a cidade de Padre Bernardo a maior cidade goiana com 16.895 habitantes em sua zona rural. Estes números fizeram com que o comando da PM encontrasse formas mais efetivas de combater os crimes longes dos centros urbanos.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Éliton, participou do evento ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa, do comandante geral da PM coronel Divino Alves de Oliveira e do presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

José Éliton  ressaltou que a parceira com a Faeg e de extrema importância e que o governo estadual já colocou no orçamento deste ano as despesas com o programa, já que ela requer um custo elevado.

O vice-governado relembrou que os crimes contra a propriedade rural reduziram no ano de 2016 e que a partir da integração tem dado certo. “ No ano de 2016 nós conseguimos, por meio de uma integração das diversas forças policiais, reduzir, consideravelmente, os crimes de abigeato que são os furtos de gado”, afirmou José Éliton.

Com a Patrulha Rural Georreferenciada a Polícia Militar passa a utilizar a tecnologia como aliada no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos , por exemplo, dando maior agilidade na resposta ao atendimento das ocorrências e também possibilitando maior eficiência na segurança rural do município.

Como Funciona

A Patrulha Rural Georreferenciada precisa seguir alguns passos para que o processo seja efetivo. Os policiais visitam as propriedades rurais, coletam os dados do proprietário, fotografam a marca do gado, maquinário e insumos agrícolas e lança tudo em um sistema. Com o uso do GPS, os policiais registram as coordenadas do local e em seguida cada propriedade recebe um número de identificação em placas que informam que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando houver uma solicitação de emergência, o proprietário informará o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

Confira, no vídeo abaixo, como foi o lançamento do Programa Patrulha Rural Georreferenciada:

https://youtu.be/8yhN46k_TF4

Texto: Cabo Gabriella Martins

Fotos: Cabo Ludimila Luíza

Filmagem e Edição: Cabo André Caldas

Comentários