Parque Ecológico da Represa da Bica foi entregue à população catalana totalmente revitalizado

O complexo denominado Juliana Leite Barbosa liga o bairro Santa Cruz ao Barka.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Catalão)

A Prefeitura de Catalão por meio das Secretarias de Obras, Transportes e Infraestrutura e com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), inaugurou na noite desta segunda-feira (24), o Parque Ecológico da Represa da Bica e sua total revitalização. O complexo que foi denominado Juliana Leite Barbosa liga o bairro Santa Cruz ao Barka.

A Represa da Bica vem passando por importantes intervenções desde o ano de 2020. De lá para cá, realizaram um trabalho intenso de recuperação e reestruturação que resultou em um investimento em torno de R$ 1.700.000,00. Recursos oriundos dos cofres públicos do município.

O complexo, que conta com uma área verde de 2.500 m², teve aproximadamente 1.300 m² de passeio público reestruturado, assim como implantação de iluminação de LED em toda sua extensão. Também foram construídas áreas de piquenique, duas quadras de areia e decks de contemplação. Palmeiras e ipês foram plantados no local. A Prefeitura cuidou também da limpeza da lâmina d’água, que possui 8,83 hectares, além da reestruturação de taludes, saídas d’água e de toda vegetação do local.

“A minha satisfação é enorme em entregar mais uma obra desse porte para a população de Catalão. Essa represa, de extrema importância para o meio ambiente – pela fato de realizar a contenção de águas no período chuvoso – é mais um equipamento moderno que irá beneficiar a mobilidade da cidade e valorizar os imóveis de todos os bairros próximos: Santa Cruz, Barka I, Barka II, Campo Belo e Florença”, disse o prefeito Adib Elias.

Sobre a represa

A Represa da Bica, (onde antigamente os caminhões pipa pegavam água para distribuir na cidade), foi esvaziada em 2013 pela administração pública da época, com intuito de promover melhorias; entretanto, mesmo com um Termo de Ajustamento de Conduta – feito com o Ministério Público – não conseguiram concluir os trabalhos. O local ficou abandonado e se transformou num projeto inacabado, que só oferecia transtornos aos moradores daquela região.

No ano de 2020, a atual gestão desenvolveu um projeto arrojado de total reestruturação e revitalização do local e, desde então, a mesma vem passando por diversas transformações até sua inauguração e entregue totalmente reformulada à população.

Homenagem

Popularmente conhecido como Represa da Bica, o complexo após tantas melhorias e benfeitorias passa a ser denominado Parque Ecológico Juliana Leite Barbosa (dona Júlia). Uma homenagem da Prefeitura de Catalão.

Sobre Juliana Leite Barbosa

Juliana Barbosa Ferreira, conhecida por toda vida como D. Julia, nasceu na zona rural, onde viveu a maior parte da vida. Caçula dos nove filhos de Manoel Leite Barbosa e Francisca Fernandes de Jesus.

Casou-se com Joaquim Ferreira da Silva, permanecendo unidos até quando este veio a falecer. Foi uma mãe dedicada e amorosa de suas cinco filhas, Helena, Maria, Marly, Celina e Joana D’Arc.

Suas ações sempre foram pautadas na solidariedade e no amor ao próximo. Dona da Pensão Esperança, como o próprio nome diz, transformou o local numa casa de apoio e abrigo para socorrer os inúmeros doentes que recorriam a ela vindos da zona rural. Além de recebê-los, ela os alimentava, cuidava e levava ao médico.

  1.  D. Julia faleceu no dia 27 de setembro de 2006, com 87 anos, e será sempre lembrada pelo que está escrito em sua lápide: “Viveu do jeito que quis, fez o que quis e falou o que quis”.

Comentários