Na cidade de Catalão, surgem outdoors misteriosos que têm chamado a atenção de quem cruza o seu caminho

Ainda não se sabe quantos estão pela cidade, mas os outdoors apresentam uma mensagem de alerta para não serem escaneados

(Foto: Reprodução)

Aqueles mais curiosos estão espalhando a notícia, relatam surpresa com o conteúdo do código e recomendam que outras pessoas também escaneiem os outdoors. Alguns alegam ser uma campanha publicitária de alguma empresa da cidade.

Apesar de populares entre os jovens, os QR Codes ainda são uma novidade para a maior parte da população. Uma figura quadrada, preta e branca, cheia de recortes, à primeira vista, parece um amontoado de formas. Mas, ao apontar a câmera do celular para a imagem, algo é revelado. O truque funciona justamente porque a figura é um QR Code.

Como surgiu o QR Code?

O QR Code foi criado, em 1994, pela empresa japonesa Denso Wave, ligada ao setor automotivo. Na época, ela, assim como outras fábricas, usava códigos de barras em sua linha de produção, para acompanhar o processo de cada peça.

Com o aumento da complexidade da fábrica e com a limitação da quantidade de informação que cabia em cada código de barras, os funcionários precisavam escanear um número cada vez maior de etiquetas por peça – mais de mil por dia –, o que estava seriamente afetando a produtividade geral.

Em 1992, o engenheiro Masahiro Hara começou a trabalhar em um sistema para acelerar a leitura e colocar mais informações em um mesmo código. Logo ficou claro que usar duas dimensões, vertical e horizontal, seria crucial para aumentar a quantidade de informações por etiqueta.

Um dos principais desafios de um sistema com duas dimensões de leitura, no entanto, é a agilidade: não é fácil entender a posição da etiqueta. Por isso, até hoje, os QR Codes têm 3 quadrados maiores nas bordas. Eles ajudam a posicionar rapidamente o código, para a leitura do sistema.

Você já esbarrou em algum dos outdoors misteriosos? Conte para gente nos comentários!

(Fonte: Nubank)

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