Operação ‘Covardes III’: trio é preso por suspeita de envolvimento em assassinatos em Patos de Minas

Batizada de “Amigo da Onça’, a terceira fase da ação foi realizada nesta segunda-feira (10). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e mais cinco de prisão. 

(Foto: Polícia Civil)

Três jovens, de 21, 22 e 23 anos, foram presos nesta segunda-feira (10) na terceira fase da Operação “Covardes” em Patos de Minas. A ação é realizada pelas polícias Civil e Militar e investiga crimes de homicídio na cidade. Veja detalhes sobre os crimes mais abaixo.

Batizada de “Amigo da Onça”, a nova etapa cumpriu seis mandados de busca e apreensão e mais cinco de prisão em diversos bairros da cidade. De acordo com o delegado de Homicídios de Patos de Minas, Luiz Mauro Sampaio, os alvos são suspeitos de terem participado de assassinatos ocorridos nos bairros Quebec e Bela Vista.

“O primeiro crime teve como motivação um desacerto devido a ciúmes contra uma mulher. No outro, houve um desentendimento na divisão de materiais, o que levou à morte de uma colega”, explicou o delegado à TV Integração.

Ainda segundo Sampaio, o nome “Amigo da Onça” se refere ao fato de que os suspeitos se passavam por amigos das vítimas para efetivar o crime.

“Agora, vamos continuar as investigações para fechar o inquérito e prender os dois suspeitos que faltam”, acrescentou.

Crimes

Um dos crimes investigados na terceira fase da operação ocorreu no dia 26 de julho. Um jovem de 23 anos foi morto a tiros na porta da própria casa, no Bairro Bela Vista.

Segundo a Polícia Militar (PM), na noite do crime, alguém tocou o interfone, e a vítima foi atender. Quando abriu o portão, foi atingida pelos disparos. A companheira do jovem contou que, após atirar, os envolvidos ainda pegaram cerca de R$ 800 que estava na bermuda dele. Após o crime, os criminosos fugiram em uma picape.

Quando a polícia chegou ao local, a vítima já estava morta. De acordo com a perícia, ela foi atingida por dois disparos.

Já o outro crime ocorreu em junho, quando um jovem de 20 anos foi baleado enquanto visitava amigas no Bairro Quebec.

Fases anteriores

A1ª fase da Operação “Covardes” foi realizada no início de maio e prendeu quatro pessoas. Seis mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Na 2ª fase, cinco pessoas foram detidas e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Os suspeitos foram investigados pela morte de um homem cujo corpo foi encontrado no dia 29 de março enterrado em uma cova. Ele foi visto por um caminhoneiro na região conhecida como Barreiro.

Após ser acionado pela PM, o Corpo de Bombeiros foi até o local para ajudar em uma varredura para tentar descobrir se havia outras pessoas enterradas nas proximidades, mas nenhuma outra foi encontrada.

De acordo com o delegado Luiz Mauro Sampaio, a vítima estava com as mãos amarradas e foi morta com disparos de arma de fogo na cabeça. Junto ao corpo, também foram encontradas duas motocicletas e quatro capacetes abandonados.

Além disso, os detidos também foram investigados pela participação de uma tentativa de assassinato contra uma mulher, cujo corpo foi queimado com gasolina. Conforme o nome da operação sugere, os crimes teriam sido cometidos com ‘requintes de crueldade e covardia’.

Em junho, o inquérito policial relacionado às operações “Covardes I e II” foi concluído. Ao todo, oito pessoas foram indiciadas por homicídio qualificado e outros três crimes.

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba.

Comentários