OMS declara pandemia de coronavírus

Segundo instituição, há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 mortos

(Foto: GloboNews/Reprodução)

A OMS decidiu nesta quarta-feira, 11, declarar a Covid-19 como uma pandemia. “Nas duas útlimas semanas, o número de casos de covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.

Ghebreyesus afirmou que há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas que perderam suas vidas. “Milhares de outras estão lutando pelas suas vidas em hospitais”, falou.

Coronavírus

A confirmação da presença do novo coronavírus em todos os continentes está causando preocupação sobre a capacidade de reação global à doença. O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a mais de 110 países, ultrapassa o número de 4,2 mil mortes e registra mais de 118 mil infectados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O Brasil tem 36 casos confirmados, pelo Ministério da Saúde ou secretarias estaduais, que estão distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O País tem 893 casos suspeitos e 730 análises foram descartadas.

Os sintomas da infecção podem se assemelhar a uma gripe comum na maioria das pessoas e, para evitar a propagação do vírus, os órgãos recomendam medidas de higiene simples, como lavar as mãos regularmente e usar álcool em gel.

Com informações de O Popular

Comentários