Ocorrências de ataques caninos nas dependências da UFCAT

A Reitoria emite nota informando que lida com a situação conforme legislação vigente e que novas medidas serão tomadas para informação de ocorrência de ataque e manejo dos animais. Leia a nota na íntegra

Universidade Federal de Catalão – UFCat (Foto: Alisson Henrique/Zap Catalão)

A Reitoria da UFCAT, em atenção ao crescente número de ocorrências de ataques caninos nas dependências dos Campus I e II de nossa instituição, informa à Comunidade Acadêmica que desde o ano de 2020 possui um programa para controle dessa população canina denominado Projeto “Cão Comunitário da UFCAT”, elaborado nos termos da Lei Estadual nº 17.767, de 10 de setembro de 2012. O projeto estabelece um manejo com os animais, que prevê a castração, a vermifugação, a alimentação e o acompanhamento da saúde dos cães, além de garantir a aplicação das medidas cabíveis com relação à situação de animais agressivos, conforme a legislação vigente.

A presença de animais domésticos nos campi universitários é um problema que atinge todas as universidades do País, em especial aquelas com unidades no perímetro urbano, como é o caso da UFCAT, e nosso programa aborda a questão pelo viés da legislação em vigor, que estabelece que os cães que convivem em uma determinada localidade são “cães comunitários” e cabe à comunidade a responsabilidade pelos animais, inclusive garantir o bem-estar dos mesmos.

A UFCAT já realizou diversas etapas do Projeto “Cão Comunitário da UFCAT”, porém, agora se vê diante da necessidade de solucionar a problemática dos ataques à membros da comunidade universitária no interior dos campi, agindo desta forma para a implantação de um fluxo de comunicação das ocorrências, além de intervenções junto aos animais para garantir a saúde dos mesmos e que estes não representem riscos à integridade e saúde de nossa comunidade.

Nos próximos dias serão divulgadas informações detalhadas das próximas etapas do projeto, que vem sendo elaboradas pela Reitoria, por meio de sua Assessoria para Assuntos Estratégicos e Institucionais.

 

(Com informações, Universidade Federal de Catalão)

Comentários