Obras do projeto Brincando na Quadra entram na fase final na escola José Sebba, em Catalão

Objetivo é estimular a prática de atividades esportivas e atender até 500 crianças com idades entre 6 e 14 anos, a partir de agosto, oferecendo aulas gratuitas de futsal, basquete, handebol e vôlei

(Foto: Divulgação)

Estão na reta final as obras de construção da quadra poliesportiva na Escola Municipal José Sebba, em Catalão, que vai abrigar a primeira unidade do projeto Brincando na Quadra na cidade. O projeto incentiva a prática de atividades físicas com aulas gratuitas e supervisionadas de basquete, handebol, vôlei e futsal.

Ao todo, 500 crianças de 6 a 14 anos, matriculadas na escola e da comunidade, serão beneficiadas com a nova quadra. As atividades serão iniciadas em agosto, logo depois das férias escolares. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o começo de julho.

O projeto é uma realização da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura, com apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e tem patrocínio da multinacional John Deere Brasil.

A proposta do Brincando na Quadra prevê a construção de espaços poliesportivos em escolas ou comunidades de municípios de todo o país onde haja déficit de estruturas para a prática de atividades esportivas. Também são atendidas escolas com quadras que precisam de reformas. Todos os custos com as obras são de responsabilidade dos organizadores do projeto.

O projeto prevê dois meses de atividades de iniciação esportiva com os alunos e, ao final, será realizado um torneio interclasse com a entrega de medalhas para os participantes de todas as modalidades. Professores especialistas coordenam todo o trabalho.

Após o final do projeto, além da nova quadra, todo o material utilizado nas atividades, como bolas, uniformes e equipamentos esportivos, serão doados para a escola.

A obra

A quadra da Escola Municipal José Sebba está sendo construída em uma área que não era utilizada dentro do terreno da unidade. Atualmente, os alunos fazem atividades físicas em uma área improvisada no pátio, que não oferece condições adequadas para a prática de esportes.

As obras começaram em maio com a limpeza do terreno e a correção do talude, que recebeu grama em toda a sua extensão. Depois de feito o contrapiso de concreto, a quadra receberá um piso modular especial, próprio para a prática de esportes, que vai substituir a pintura.

Feito em plástico polipropileno copolímero virgem, o piso é desenvolvido pelo fabricante com foco nesse tipo de finalidade. Muito mais resistente do que os pisos tradicionais de concreto, ele exige menos manutenção e é resistente aos raios solares. Possui um sistema de amortecimento que absorve 40% mais impacto do que os pisos tradicionais e reduz os riscos de lesão por queda.

Depois da instalação do piso, a obra terá a instalação dos equipamentos esportivos, como traves, tabela de basquete e rede de vôlei.

A escola fica na Rua Ovídio Francisco de Oliveira, sem número, no bairro Parque das Mangueiras.

Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.

Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país.

Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

*Com informações da ASCOM

Comentários