Número de abertura de empresas por mulheres mais que dobra de janeiro a fevereiro de 2024

Dados da Juceg comprovam o avanço do empreendedorismo feminino em Goiás

Na foto, Siméia Bruno, empreendedora no ramo de moda infantil, em Catalão (Foto: Zap Catalão)

O número de abertura de empresas que contam com mulheres no quadro societário mais que dobrou de janeiro para fevereiro de 2024, passando de 1.226 para 2.619. Os dados são da Junta Comercial de Goiás (Juceg). Para o presidente Euclides Barbo Siqueira, o dado mostra o avanço das mulheres no segmento empresarial. “Somado às facilidades que temos implantado na abertura das empresas, esse salto mostra o quanto as mulheres têm perfil empreendedor”, aponta Siqueira.

Em janeiro, entre MEIs e não MEIs, foram abertas ao todo 13.096 empresas no estado de Goiás e 12.143 em fevereiro. Mesmo com leve queda no total de aberturas de novos negócios, a participação feminina teve avanço. Proporcionalmente, levando em consideração os dois primeiros meses do ano, o número de empreendimentos formalizados no período, e que contam com mulheres no quadro societário, saltou de 9,3% para 21,5%.

Exemplo desse empreendedorismo é a Siméia Bruno, que adquiriu seu próprio negócio, uma loja de moda infanto-juvenil no setor Central de Catalão.  Casada com o empresário Victor Cássio (Hiper Móveis), mãe de dois filhos, Otávio (12) e Laura (8), Siméia divide o tempo entre as tarefas de profissional e de mãe.

Segundo ela, a decisão de abrir o próprio empreendimento surgiu num cenário de inspiração, conquistas e desafios. “Ser uma mulher empreendedora vai além de ser uma líder ou empresária, é também atuar como agente de mudança, inovação e coragem, impulsionando iniciativas sociais e inspirando outras mulheres a seguirem seus próprios caminhos”, resume Siméia, que comemora o Dia Internacional das Mulheres.

Salto

Nos últimos 20 anos, o número de empresas abertas com mulheres no quadro societário saltou de 8.454 em 2004 para 60.293 em 2023. Atualmente, o estado tem 380.410 negócios ativos com essa característica, considerando MEIs e não MEIs.

Dados da Juceg apontam ainda que os negócios que mais aparecem nessa relação são aqueles que comercializam artigos de vestuário e acessórios, cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, além de lanchonetes. “Vale ressaltar que as mulheres costumam se preparar mais para abrir e gerir um negócio”, pontua o presidente da Juceg.

 

(Com informações, Junta Comercial de Goiás – Governo de Goiás)

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