Nova onda de Covid, gripe e resfriado afasta trabalhadores e coloca empresas em alerta

Ano começa com disparada de casos gripais refletindo nas empresas que enfrentam onda de afastamentos

(Reprodução da Internet)

Uma variante do vírus da gripe, chamada de H3N2, pode ser a responsável pela disparada de casos da doença em Catalão e em várias cidades do Brasil. Dificuldade com mão de obra em restaurantes piorou com alta nas licenças médicas.

Na última, semana houve um “aumento significativo” de pessoas com síndrome gripal nas unidades de saúde, causando uma demanda maior no atendimento da UPA, UBS’s e pronto socorro dos hospitais do município, com espera de atendimento que ultrapassava 2 horas.

O vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo.

Outra consequência são os afastamentos de trabalho, que influenciam diretamente o dia a dia das empresas e negócios.

Se, por um lado, a vacinação dá sinais de que consegue conter novo pico de mortes pela doença, por outro, o aumento da contaminação está tirando de circulação a força de trabalho em diversos setores. Setores intensivos em mão de obra e circulação de pessoas, como supermercados, transporte coletivo, bares e restaurantes sentem o aumento de afastamentos e começam a se preocupar com umaa eventual piora do quadro.

O crescimento nos casos de Covid-19 não preocupa o empresariado apenas pela redução na força de trabalho disponível. Vem também da lembrança fresca de portas fechadas ou de restrições ao horário de atendimento e à lotação

 

(Informações: Folha de São Paulo / CNN Brasil)

Comentários