MPGO lança campanha para incentivar a população a fiscalizar os gastos públicos

Campanha será desenvolvida até janeiro de 2022

Estimular o cidadão a exercer o seu papel de fiscalização dos gastos públicos – é com esse objetivo que o Ministério Público de Goiás (MPGO) lança nesta segunda-feira (6/12) a campanha de conscientização Ative seu Modo Cidadão, voltada para as redes sociais. A mobilização digital terá início na semana que marca as comemorações pelo Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.

A campanha foi desenvolvida em conjunto pela Área de Patrimônio Público e Terceiro Setor do Centro de Apoio Operacional, a Coordenadoria de Projetos Institucionais do MP e o Núcleo de Mídias Digitais da Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Ela está vinculada ao projeto Mais Transparência (confira no Saiba Mais), que tem como objetivo a melhoria da transparência de municípios classificados com situação deficiente, crítica e inexistente na divulgação de dados exigidos por lei em avaliação feita anualmente pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Uma das vertentes do projeto é justamente a de conscientizar a sociedade sobre o seu papel no controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos. É com a finalidade de despertar e estimular o exercício desse papel pelo cidadão que a campanha foi concebida.

Conforme ressalta a coordenadora da Área de Patrimônio Público e Terceiro Setor, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, “a campanha tem como objetivo alertar e estimular a sociedade sobre a importância de, na era da tecnologia, acompanhar e fiscalizar a gestão por meio dos portais da transparência, criando no cidadão a consciência de que é ele o principal fiscal da atividade pública”.

“É um estímulo e um convite para uma sociedade mais participativa, com cidadãos mais conscientes e informados sobre a gestão pública, fator essencial em uma sociedade democrática que combate a corrupção e privilegia a transparência”, reforça a coordenadora de Projetos Institucionais, Sandra Mara Garbelini.

Conteúdo da campanha foi pensado a partir de realidade vivenciada pelo cidadão

Para alcançar o público-alvo desejado, a campanha foi pensada a partir de situações que as pessoas vivenciam no dia a dia. É o que explica a chefe do Núcleo de Mídias Digitais da Ascom, Luísa Gomes. “Queremos mostrar ao cidadão a importância de ele buscar a informação sobre o gasto público, porque a forma com que o recurso é aplicado interfere na vida dele, como no asfalto da rua, a merenda escolar”, exemplifica. Assim, as peças fazem menção a cenas do cotidiano e informam onde a pessoa pode verificar informações sobre o emprego dos recursos públicos.

A linguagem utilizada no material também foi planejada para essa aproximação com o cidadão e faz referência ao uso de tecnologias, a partir do “ative o modo”. Essa conexão serve ainda para reforçar à população que o acesso aos portais da transparência é fácil e está disponível em múltiplas ferramentas, seja celular, tablet ou smartphone.

Uma outra ideia pensada na busca desse vínculo com o público-alvo é a divulgação de conteúdo que permite ao cidadão fazer perguntas, esclarecendo dúvidas sobre esse controle social dos gastos públicos. Esse material estará disponível nesta primeira semana da campanha.

Ao todo, foram preparadas 15 peças gráficas para as redes sociais (cards), que serão divulgados ao longo de dezembro e janeiro do próximo ano. O trabalho teve a colaboração do Núcleo de Publicidade e Marketing da Ascom.

(Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Arte: Núcleo de Mídias Digitais)

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