Morre Vanderlei Paiva, campeão brasileiro com Atlético-MG em 1971

Jogador que também defendeu clubes como Palmeiras e Ponte Preta sofria de uma grave doença, e faleceu aos 77 anos

Vanderlei Paiva, ex-jogador do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Galo TV)

Na noite desta segunda-feira, 27, faleceu Vanderlei Paiva, ex-volante que atuou por clubes como Atlético-MG, Palmeiras e Ponte Preta, entre os anos 1960 e o início dos anos 1980. Após a carreira nos campo, ele também atuou como treinador. Considerado um dos jogadores mais importantes da história do time mineiro, estava se tratando de uma grave doença, que o levou aos 77 anos de idade. Para ajudar no tratamento médico, um leilão beneficente estava sendo promovido.

Natural de Três Corações (Minas Gerais), onde nasceu em 1946, vestiu a camisa do Atlético durante dez anos, entre 1966 a 1976. Neste tempo, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1971, além do Campeonato Mineiro do ano anterior. Ele era conhecido pela fama de ser carregador de piano, tendo disputado todos os jogos daquela campanha, conduzida por Telê Santana como técnico.

No clube do interior paulista, Vanderlei integrou a equipe que foi vice-campeã estadual para o Corinthians, no ano de 1977. Já no Palmeiras, jogou pouco tempo, tendo pendurado as chuteiras em 1981. Também defendeu a seleção brasileira nos anos 1970.

À beira do campo, seu título de maior expressão foi o Campeonato Goiano de 2004, treinando o CRAC. Ele ainda treinou a própria Ponte Preta, em 2006, ano que a equipe foi rebaixada para a Série B. Seu último trabalho no mesmo CRAC, entre 2011 e 2013.

O leilão realizado para ajudar Vanderlei estava sendo organizado pelo Instituto Elzo Túlio, pela Memorabília do Esporte e pelo Museu da Pelada. O próprio Galo também estava participando da campanha de arrecadação para ajudar o ídolo. O objetivo era custear seu tratamento por cerca de um ano.

*Com informações do O Globo – Extra Esporte

Comentários