Moradores de Catalão vão festejar 164 anos de emancipação política e 301 de história

O corte do bolo de 164 metros e o desfile cívico vão marcar a comemoração organizada pela Prefeitura de Catalão

(Imagem: Divulgação)

Com o tema “O progresso transformando sonhos em realidade”, as festividades do aniversário de Catalão começarão às 07h da manhã com o corte do bolo de 164 metros (1 metro para cada ano de aniversário do município).

O tradicional bolo será montado na Av. Raulina Fonseca Paschoal, no Centro, onde os moradores poderão se reunir para cantar parabéns para a cidade. Além do café quentinho, leite puro e leite com chocolate, a população poderá se servir à vontade com o bolo feito por muitos confeiteiros da cidade.

Como de costume, dentre as centenas de pessoas, quem quiser poderá levar o gostinho da festa para parentes e amigos que não puderem comparecer ao corte do bolo.

Logo após, na Praça Getúlio Vargas, haverá o hasteamento das bandeiras de Catalão, de Goiás e do Brasil pelas autoridades presentes, entre elas, o prefeito de Catalão, Adib Elias.

“Contamos com a presença de todos os moradores de Catalão e também das cidades vizinhas, que todo ano prestigiam nossa festa. Quero, em nome do prefeito Adib Elias e de todas as pessoas envolvidas na organização deste grande evento, especialmente os gestores das escolas, convidar a todos para participarem das comemorações desta data tão importante da nossa história”, disse Adriete Elias, primeira-dama e secretária de Promoção e Ação Social de Catalão.

Além dos alunos das escolas municipais e da rede estadual de ensino, o desfile contará com a participação dos representantes de clubes de serviço, maçonaria, colecionadores de carros antigos, Corpo de Bombeiros, das polícias Militar, Estadual e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e de outros segmentos da comunidade.

Homenagem a quem sempre homenageou
No domingo (20/08), em algum momento da passagem dos blocos formados por escolas e instituições deste ano, será feita uma homenagem ao funcionário público Jesus Guerreiro, que por muitos anos, assinou a alegoria temática dos desfiles cívicos na Avenida 20 de Agosto. O servidor municipal morreu recentemente, acometido de câncer, dia 11 de junho.

“Queremos, de uma maneira simples, como o Jesus Guerreiro mesmo nos ensinou, lembrar o quanto ele contribuiu para o brilhantismo dos eventos do município que ele organizava. Jesus se destacava como pessoa amiga e como profissional”, disse Eliana Machado, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, pasta em que o servidor trabalhava e construiu grandes amizades.

Liras e violinos
Este ano, a novidade do desfile é a participação da Banda da Cultura Racional, que depois de muitos anos, volta a participar das comemorações do aniversário de Catalão. Trajando branco, os integrantes que compõem a banda virão de Brasília, Goiânia Cuiabá e Belo Horizonte. Além dos instrumentos comumente usados pelas bandas, o grupo da Cultura Racional se destaca por se apresentar ainda com elementos como lira, violino e violoncelo, levando um diferencial que costuma agradar a todos durante as apresentações.

301 anos de história
Desde o ano passado, o pesquisador Luís Estevam vem defendendo também a comemoração da data histórica de Catalão. De acordo com suas pesquisas, existem documentos que provam o surgimento de Catalão antes mesmo da existência de Goiás.

“Este ano, a história de Catalão completa 301 anos da passagem da bandeira do Anhanguera e da fundação do Pouso de Catalão”, lembra Luís Estevam, que é presidente da Academia Catalana de Letras e também da Fundação Cultural Maria das Dores Campos.

Veja os horários dos principais momentos da comemoração que vai acontecer no domingo, 20 de agosto:

Corte do bolo de 164 metros
Horário: 07h
Local: Avenida Raulina Paschoal

Hasteamento das bandeiras
Horário: 7h30
Local: Praça Getúlio Vargas

Desfile Cívico-Militar
Com participação das escolas, instituições e empresas
Horário estimado: 8h
Local: Av. 20 de agosto

Comentários