Menino de 10 anos morre com suspeita de meningococcemia em Catalão; hospital emite nota informativa

Caso ocorreu na madrugada de quarta-feira, 28 de agosto, após rápida evolução da doença

(Foto: Zap Catalão)

Um menino de 10 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (28) com suspeita de meningococcemia, em Catalão, segundo nota informativa do PAI. A criança foi internada no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e, em menos de 48 horas, apresentou um quadro grave da doença.

Segundo informações, a evolução da doença foi rápida e severa. Segundo a Secretária de Saúde, devido à gravidade do caso, conseguiu-se uma vaga para transferência do menino para Goiânia. No entanto, o estado de saúde dele não permitia a transferência. Uma tentativa de transporte aéreo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi feita, mas os profissionais julgaram prudente não realizar o procedimento.

O menino ficou isolado na sala de emergência do PAI. Após avaliação e consulta com uma junta médica. Todos os exames necessários foram coletados, incluindo um que visa comprovar se a morte realmente ocorreu devido à doença. O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Catalão para esclarecimento da causa da morte.

Nota do Hospital Pediátrico Dr. William Safatle

Em nota, o Pronto Atendimento Infantil de Catalão lamentou o óbito e informou que entre as hipóteses diagnósticas está a meningococcemia, uma condição grave e potencialmente fatal. O caso foi notificado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), que tomou todas as medidas profiláticas necessárias, incluindo o rastreamento infeccioso dos familiares, quimioprofilaxia dos contactantes diretos e orientações para medidas de bloqueio.

A nota destacou que as ações foram preventivas e que não há necessidade de medidas adicionais no momento, reiterando que a população pode se sentir segura. A causa da morte está sob averiguação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Catalão.

A nota foi assinada pelo Dr. André Cândido Júnior, Diretor Clínico, e pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão.

Nota na íntegra abaixo:

Comentários