Medicamentos são descartados incorretamente em terreno baldio em Catalão

(Foto: Zap Catalão)

Um morador de Catalão denunciou na manhã desta sexta-feira, 17, ao Portal Zap Catalão o descarte indevido de medicamentos em um terreno baldio. Foram encontradas várias caixas de medicamentos espalhadas pelo chão, a maioria estão com as embalagens intactas e prazo de validade vencidas. O fato foi comunicado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

O morador avistou os medicamentos descartados no momento que trafegava de carro pela rua Vinte e Oito, no bairro Margon, nesta manhã. Ele observou que, vários medicamentos estavam em caixas fechadas e alguns eram de amostra grátis e com validade já vencida. Ele ficou revoltado com a situação: “Estou indignado. Mesmo que todos estivessem vencidos, ali não é lugar para jogar”, desabafou.

Em relação aos medicamentos descartados indevidamente, a fiscalização da SEMMA não conseguiu identificar quem fez o descarte. Os fiscais fizeram o recolhimento imediato para resguardar a saúde pública, uma vez que muitas caixas já haviam sido abertas.

Todo o material recolhido foi colocado em saco plástico e encaminhado ao Aterro Sanitário, onde foi destinado ao setor de resíduos hospitalares.

Crime ambiental

A Lei de Crimes Ambientais, em seu artigo 54, prevê que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Denúncias sobre o descarte ilegal podem ser realizadas para o Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, pelo número (64) 99973-833. Se identificado o infrator, esse sofrerá multa por descarte em local indevido e ainda será denunciado na Promotoria de Meio Ambiente para as sanções legais.

Comentários