Materno Infantil passa a funcionar dentro da unidade da Santa Casa de Catalão

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão é conhecido também como Hospital Amigo da Criança (IHAC)

Santa Casa de Catalão (Foto: Zap Catalão)

Com a desativação do Hospital Materno Infantil para atender a demanda da pandemia do Coronavírus, a unidade de saúde se tornou um hospital de campanha entre 2020 a 2022. Assim, a secretaria municipal de saúde recebeu uma sentença judicial que determinou o fim dessa fundação, que tocava a maternidade. Logo, as gestantes passaram a ser atendidas nos três hospitais de Catalão: Santa Casa de Misericórdia de Catalão, São Nicolau e Nasr Fayad.

Assim, com o passar do tempo, a falta de profissionais começou a ter problema nas escalas de médicos nos hospitais, e então, desde o dia 1º de abril deste ano (2023), a Prefeitura de Catalão, através da Secretaria de Saúde, passou concentrar todo o atendimento obstetrício do município na Santa Casa.

Segundo o secretário de saúde de Catalão, Velomar Rios, à reportagem do Zap Catalão, justificou essa transferência. “Para sairmos desse problema da falta de médicos nas escalas dos plantões, contratamos os serviços de obstetrícia da Santa Casa de Catalão. Desde o dia 1º de abril, ela tem de fornecer os profissionais. Nós estamos já com 45 dias que as gestantes estão sendo atendidas na Santa Casa de Misericórdia de Catalão, com atendimento integral. Antes, ela era participante, agora, ela absorveu toda essa demanda.”, afirmou.

Velomar Rios – Secretário de Saúde de Catalão (Foto: Prefeitura de Catalão)

Velomar ainda afirmou que o prefeito Adib Elias quer o retorno do Hospital Materno Infantil, porém, até que isso não aconteça, a Santa Casa continuará prestando o serviço. O secretário visitou a unidade de saúde nesta semana. “Eu visitei as instalações onde era a área da Covid, que agora, virou a maternidade. A partir de hoje (14/abril) essa área já foi disponibilizada para atendimento, então, a gente espera que realmente a Santa Casa possa oferecer uma estrutura bem confortável para as nossas gestantes.”, disse Velomar.

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão é conhecido também como Hospital Amigo da Criança (IHAC), é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas.

Comentários