Mais de 40 horas sem energia elétrica causam prejuízos em propriedades rurais de Goiandira

Apagão generalizado na região tem gerado prejuízos significativos, afetando diretamente a produção: leia nota da concessionária

(Foto: Reprodução)

Produtores rurais do município de Goiandira enfrentam uma situação crítica com a falta de energia elétrica que persiste por mais de 40 horas. O apagão generalizado na região tem gerado prejuízos significativos, afetando diretamente a produção e o bem-estar dos agricultores locais.

O senhor Sebastião Fernandes Rosa, produtor rural de 83 anos, relata que a energia foi interrompida em toda a região na última quarta-feira, dia 15, por volta das 14h. Até as 11h desta sexta-feira, dia 17, o fornecimento de energia não foi restabelecido, mesmo após diversos protocolos abertos junto à concessionária Equatorial, responsável pelo serviço na região.

O prejuízo na propriedade do senhor Sebastião ultrapassa os R$ 10 mil. Mais de 1.500 litros de produção de leite foram perdidos, e a produção do dia corre o risco de também ser comprometida caso a energia não seja restabelecida em breve. Carnes armazenadas nos freezers da fazenda tiveram que ser descartadas. Além disso, os animais enfrentam dificuldades para se alimentar e se hidratar, pois a água não está sendo bombeada para os tanques.

“Estamos vivendo uma situação desesperadora. A energia simplesmente acabou, e desde então, estamos tentando de todas as formas resolver o problema, mas não tivemos sucesso. Perdemos boa parte da nossa produção de leite, as carnes armazenadas estragaram, e nossos animais estão sofrendo sem água adequada. Já abrimos vários protocolos, mas até agora não obtivemos resposta da Equatorial”, disse o produtor rural, Sebastião Fernandes Rosa.

Diante da gravidade da situação, o Zap Catalão entrou em contato com a Equatorial para obter esclarecimentos sobre as medidas adotadas para solucionar o problema. Leia na íntegra a resposta oficial por parte da concessionária:

A Equatorial Goiás informa que o fornecimento de energia do cliente citado na reportagem foi normalizado no começo da tarde de hoje (17). A concessionária reforça que a região de Goiandira foi fortemente atingida por um temporal na última quarta-feira (15). Com os ventos fortes, 6 postes da rede caíram, cabos foram rompidos e galhos de árvores arremessados contra a rede. A tempestade comprometeu o fornecimento aos clientes.

Equipes da concessionária tem trabalhado dia e noite na substituição emergencial dos postes e na reconstrução da rede que foi severamente atingida pela instabilidade.

Na madrugada de ontem (16) o fornecimento foi restabelecido depois do forte temporal de quarta-feira, mas já na manhã desta quinta-feira, a região voltou a ser atingida pela instabilidade, o que comprometeu a rede elétrica novamente. Situação que foi resolvida na tarde dessa sexta-feira (17).

A companhia entende a aflição dos moradores e salienta que não tem medido esforços para agir prontamente assim que registra os estragos causados pelo clima.

Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás

Comentários