Maio Amarelo: SMTC e VLI realizaram simulação de acidente de trânsito na linha férrea de Catalão

A ação fez parte da campanha do Maio Amarelo e tem como objetivo contribuir para uma conscientização no trânsito e também na relação segura com a linha férrea

(Foto: Zap Catalão)

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), às 15h00, uma simulação de acidente de trânsito envolvendo uma locomotiva e duas motos, num trecho da linha férrea do município de Catalão, próximo a OAB.

A ação foi realizada em em alusão à campanha Maio Amarelo, a Prefeitura Municipal de Catalão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC), juntamente com VLI, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A dinâmica da simulação foi a seguinte, no local aconteceu a colisão entre a locomotiva do VLI e duas motocicletas, o acidente envolveu três vítimas sendo que uma delas veio a óbito no local e as outras duas com ferimentos graves, uma com escoriações e fratura em membro inferior e a outra com escoriações e com fratura em membro superior, todas as vítimas eram homens.

(Foto: Zap Catalão)

O objetivo foi realizar a conscientização de condutores de veículos, pedestres e ciclistas sobre a importância de um trânsito seguro para todos e reforçar o respeito às leis de trânsito.

O tema da campanha é “Eu escolho cuidar da minha proteção” e busca sensibilizar o motorista e o pedestre sobre a necessidade de uma atuação segura, de forma a prevenir acidentes, proteger sua vida e a de todos que fazem parte do trânsito.

(Foto: Zap catalão)

No local também foi realizada a destruição de alguns escapamentos irregulares apreendidos em Catalão. (Veja foto)

(Foto: Zap Catalão)

Dando continuidade à semana, na próxima segunda-feira (29) acontece o Dia D, a partir das 07h30, na Avenida José Marcelino. A SMTC fará uma blitz em frente ao Colégio Militar.

VLI

O simulado faz parte da campanha do Maio Amarelo, lançada com o objetivo de preservar vidas no trânsito e que, neste ano, completa 10 anos no Brasil. Ao longo deste mês, a VLI reforça suas iniciativas para conscientizar a população sobre a importância de optar por atitudes seguras ao interagir com a ferrovia.

A adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: respeitar a sinalização, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão, portanto, só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.

(Foto: Zap Catalão)

É também muito importante que os pais ou responsáveis orientem as crianças a não brincarem próximo à linha férrea. Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo. Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem. Clique aqui para acessar o site Segurança de Todos.

O simulado, além de intensificar a importância da paciência e precaução durante a travessia da linha férrea, também aperfeiçoa a sinergia entre a companhia e autoridades no atendimento de uma ocorrência ferroviária, em consonância com o Programa Vias Seguras (PVS-ANTT).

FOTOS:

Comentários