Luiz Sampaio e toda equipe da AGEHAB se engajam em projeto contra desigualdade social idealizado por Dona Gracinha Caiado

Com o objetivo de levar dignidade aos municípios de Goiás com maior vulnerabilidade, um projeto foi idealizado pela primeira-dama e gestora do Gabinete de Políticas Sociais, Dona Gracinha Caiado, que visa levar habitação, educação e saneamento básico a esses municípios, diminuindo, assim, a desigualdade social em Goiás.

O projeto ganhou força, na última quinta-feira (30), quando uma reunião foi realizada com prefeitos e secretários dos 10 municípios mais carentes do Estado e representantes da Agência Goiana de Habilitação (AGEHAB), Saneago e Secretaria Estadual de Educação.

Os municípios foram identificados pelo Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF) em áreas como saúde, educação, saneamento básico e habitação.

A primeira-dama solicitou que medidas emergências e prioritárias sejam aplicadas nesses municípios.

Liderando a equipe da AGEHAB esteve o vice-presidente Luiz Sampaio, que explanou sobre os vários programas que estão sendo executados pelo órgão e que devem ser aplicados nos municípios, entre eles o de casas populares, reformas e reconstruções, além do projeto social Solar, que permite a geração de energia fotovoltaica.

Sampaio destacou a importância do projeto e parabenizou a gestora pela iniciativa e trabalho:

“Estamos apresentando as possibilidades e ouvindo os gestores que convivem diariamente com essa dura realidade da comunidade carente de seus municípios. Esse projeto da Dona Gracinha é fantástico e mostra a sua humanidade e seu olhar sensível, principalmente, sobre os que mais precisam. Dona Gracinha está indo conhecer de perto esses municípios e sua comoção e vontade de combater essa gigantesca desigualdade motivou a todos nós. Vamos colocar em prática ações que, verdadeiramente, vão impactar positivamente a vida dessa gente sofrida. Será uma parceria que levará, através de todos os órgãos e instituições, muita dignidade ao nosso povo”.

Durante a reunião, a equipe da AGEHAB entregou aos prefeitos um relatório com a situação de cada um dos convênios em andamento e a lista de documentos que precisam protocolar na agência para resolver pendências e entrar com novos pedidos.


Segundo o vice-presidente, existe um cronograma para que os municípios possam receber o benefício:

“Fomos convocados pela Dona Gracinha para dar todo o suporte necessário para que os prefeitos organizem documentações e pendências para os seus cadastros. Acreditamos que, no máximo, em um ano a população esteja desfrutando desses justos e merecidos benefícios que serão disponibilizados”.

O prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva Freire, disse que esse atendimento de perto da AGEHAB vai fazer toda a diferença. “Nosso município tem muitas famílias carentes, com necessidades básicas, como sanitárias. Com o relatório que a AGEHAB me deu, vim o mais rápido possível resolver as pendências para fazer logo novas contratações”.

 

ASCOM/ Luiz Sampaio

Comentários