JAC Motors anuncia fábrica em Goiás

Em nova promessa, empresário Sergio Habib diz que unidade será inaugurada no fim de 2019 para montar até 35 mil carros por ano

JAC T40 será produzido em Goiás a partir de 2019 (Foto: Divulgação)

A JAC Motors anunciou nesta segunda-feira (18) que vai construir uma fábrica em Goiás, com início de operação em 24 meses — no fim de 2019. É o que promete (pela terceira vez) Sergio Habib, presidente da JAC do Brasil. O executivo apresentou um protocolo de intenções ao governador do estado, Marconi Perillo, onde detalha todo o projeto, que receberá um investimento de R$ 200 milhões para produzir até 35 mil carros por ano.

O local ainda não foi definido e especula-se que será em Itumbiara, na antiga unidade usada pela Suzuki para produzir o jipinho Jimny — hoje montado pelo grupo HPE em Catalão. Segundo Habib, a fábrica vai gerar 820 empregos diretos e indiretos, e será dedicada a SUVs. Um deles é o T40, lançado neste ano para ser o utilitário de entrada da marca no segmento. Além dele, haverá outro SUV inédito ainda sob sigilo.

“Nós jamais deixamos de trabalhar para a implantação de nossa fábrica no Brasil, tanto que uma fração do investimento total vem sendo aplicada no desenvolvimento dos modelos e nossos entendimentos com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) têm sido frequentes”, explica Habib. “Para 2018, devemos dobrar o volume de 2017, chegando a 8 mil unidades”, garante o executivo.

Com o lançamento do T40, os negócios da JAC Motors voltaram a crescer nos últimos meses de 2017 — a marca informa um incremento de 40% nas vendas. A boa fase, contudo, não apaga as promessas do passado. Da última vez que falou em fábrica, o plano da montadora era construir uma fábrica na Bahia para produzir até 25 mil carros/ano. Habib projetava ligar as máquinas no início de 2019 com o T40, que foi desenhado entre 2011 e 2012 a pedido do empresário.

Esta, aliás, é a terceira promessa de fábrica feita por Habib. Inicialmente, a JAC prometeu erguer uma fábrica em Camaçari (Bahia) com capacidade para produzir 110 mil carros/ano. Seriam aplicados R$ 900 milhões e a unidade estaria operando no fim de 2014. Só que as obras não avançaram no prazo estabelecido e, em setembro de 2014, a chinesa acabou suspensa do Inovar Auto. O descredenciamento do programa ocorreu em junho de 2016, mas a JAC entrou com recurso e a decisão final não foi julgada.

Com a prometida fábrica em Goiás, a JAC esperava reverter a situação junto ao governo, que pode lhe render multa milionária (cerca de R$ 180 milhões). Enquanto o tempo passa, aproxima-se o fim do Inova-Auto, que se encerra em 31 de dezembro. Habib aproveitou o comunicado para lembrar que, em 2017, a marca vem sofrendo com a limitação imposta pelas cotas do programa. “Voltaremos a vender em 2018 o que tivermos competência para vender, não aquilo que a lei impõe como limite”, disse Habib ao governador.

Fonte: Autoesporte

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