INMET registra 31,2 mm de chuva e ventos a quase 34km/h na tarde desta terça-feira (21), em Catalão

O Zap Catalão acompanhou pelas imagens enviadas pelos internautas os diversos pontos da cidade; acompanhe

Chuvas provocam alagamentos na região central, em Catalão (Foto: Zap Catalão)

Aos poucos a chuva volta a aparecer em Catalão e região. Em contato com o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, sobre a chuva em Catalão nessa terça-feira (21), segundo ele, a Estação Convencional registrou 31,2 mm e rajadas de ventos que chegaram aproximadamente 33,8 Km/h.

A intensa e forte chuva provoca alagamentos de ruas em áreas pontuais da cidade. Veja:

Essas condições meteorológicas, somadas à umidade do solo devido às chuvas acumuladas nos últimos dias, podem causar queda de árvores, muros, enchentes, alagamentos e desabamentos.

“Previsão de chuvas persiste devido a combinação de calor e umidade com formação de áreas de instabilidade e chuvas no formato de tempestades em alguns municípios”, disse Rafael.

A recomendação é que as pessoas fiquem atentas e procurem abrigo em caso de temporal. No entanto, não é indicado ficar perto de árvores.

Para quem estiver no trânsito, deve-se diminuir a velocidade nas vias e manter a distância de segurança entre o veículo da frente. Deve-se dar atenção, também, para pontos de alagamento que podem se formar nas pistas, bem como as correntezas e enxurradas.

Para quem estiver em casa, em caso de alagamentos, é importante desligar a rede elétrica.

Em caso de ocorrências, acionem o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Comentários